De: TAF - "Águas, Aleixo e não só"

Submetido por taf em Domingo, 2011-11-20 04:15

- Oposição unida "contra" privatização da Águas do Porto, parquímetros e Silo-auto
- Oposição unida “contra” propostas de privatização

Esta ideia de antecipar receitas na CMP com a venda das Águas do Porto é péssima prática. Eu percebo o objectivo, mas parece-me muito má política assumir um compromisso com impacto tão longo, retirando efectivamente margem de manobra aos executivos futuros durante muitos e muitos anos. Os fins não justificam os meios. Não se vê também qual a mais-valia que neste caso concreto traria a participação privada, além do capital. Pelo contrário, o know-how valioso é aqui detido precisamente pelos serviços públicos. Vamos ver se os deputados municipais do PSD e do CDS têm a independência necessária para analisar este assunto com sensatez na Assembleia Municipal, em vez de se limitarem a um voto obediente e acrítico.

---

- Posição da CDU: Operação imobiliária em torno da demolição do Bairro do Aleixo deve ser suspensa

Eis um caso em que quase ninguém tem razão... Este negócio do Bairro do Aleixo, além de ter contornos muito estranhos, é mau para todos. Mau para o promotor (o estudo económico em que se baseou é um delírio "à BPN", para mais com o aperto actual do crédito), a menos que haja uma ainda mais estranha alteração do PDM. Mau para a Câmara e para a cidade porque, como agora se confirma, acabou por perder imenso tempo sem resolver o problema. Mau para os residentes porque continuam num espaço a todos os níveis muito degradado.

Também não se percebe a sugestão da CDU de construção de mais habitação social. Já desde 2005 que escrevo sobre a insensatez da própria existência de bairros sociais. O que a Câmara deve fazer é apoiar com eficácia o arrendamento privado, não segregando as pessoas. Conhecendo-se a incapacidade dos executivos de Rui Rio em situações que exijam diálogo e moderação, já recomendei que se fizesse "outsourcing" da gestão deste processo. Além disso, sugerir construção nova quando há tanto para reabilitar, só por brincadeira! Mais ainda: a própria autarquia tem inúmeras habitações vagas no Centro Histórico, em bom estado, que estão há anos desocupadas sem qualquer razão válida. Ainda ontem estive a conversar com alguns vizinhos sobre este tema e em breve vamos iniciar a divulgação aqui no blog, apartamento a apartamento, das respectivas localizações exactas para que se perceba o grau de incompetência na gestão do património público.

---

- Extensão do Metro do Porto depende de orçamento da UE
- Procura para arrendar casa Área Metropolitana do Porto cinco vezes superior à oferta - ver também dados em Censos 2011
- Serralves: Residências artísticas resultam em exposição no Porto
- O “obsoleto” e o “mal feito” reabriram o Instituto Araújo Porto
- «Vue panoramique de Porto_867_ de J. Laurent.»
- As “casas da tristeza”: Paulo Pimenta leva-nos ao Porto escondido da pobreza
- Concluído eixo viário entre a Circunvalação e a Constituição
- Canal de TV da Câmara do Porto nos bairros municipais - Sem comentários.
- Inaugurado no Lagarteiro pavilhão que custou 1,25 milhões de euros
- Rio quer ver moradores com orgulho por viverem no Lagarteiro