De: TAF - "Vida partidária"
O debate que aqui tem vindo a ser feito sobre os partidos, e em especial sobre as últimas movimentações no PSD, parece-me especialmente relevante para o Porto. Daí, aliás, eu considerar que ele tem lugar n'A Baixa do Porto pois a discussão acaba por ser, de algum modo, apartidária e mais focada na região. A prova, se necessário fosse, estaria neste comentário de um prestigiado militante do PS sobre uma filiação no PSD. :-)
Respondendo ao Pedro Lessa, eu diria que o PSD, por comparação com o PS, (os dois grandes partidos, com vocação real de poder, e razoavelmente semelhantes em termos doutrinários) é aquele onde me choca mais o distanciamento da vida partidária activa de muitos militantes/simpatizantes com valor. Talvez mais do que no PS, no PSD (particularmente no Norte), parece que as pessoas mais capazes "querem lá saber"... Por isso escolhi este partido para tentar dar a minha modesta contribuição, para o qual um outro blogger actual militante vai ter a gentileza de me propor como novo filiado.
Ficam aqui, já agora, os apontadores para alguns textos que fui escrevendo sobre o papel dos partidos e o desenvolvimento do Porto: