2008-12-28

De: Teófilo M. - "O Porto que recordo"

Submetido por taf em Sábado, 2009-01-03 22:28

Em primeiro lugar um bom 2009, pois todos estamos a precisar de algo bom no meio desta crise anunciada, e aqui vai a primeira posta deste ano.

Um abraço do
teofilo m.

De: José Eduardo - "O soldado Porto"

Submetido por taf em Sábado, 2009-01-03 15:38

Porto


Hoje de manhã aproveitei o tempo chuvoso para procurar umas fotos diferentes mas o que trago é apenas isto...
O soldado continua a mirar a cidade reflectida! Haja decoro!

José Eduardo
Galeria Olhares / Galeria Flickr / Blog Adversus Omnes

De: Pedro Lessa - "Novo Ano"

Submetido por taf em Sábado, 2009-01-03 14:29

Aproveito, igualmente, para desejar a todos um bom 2009.

Que o novo ano seja o ano da mudança mas, antes dela, que seja o ano onde “os milhares de eleitores” que andaram de olhos cheios de areia, os limpem e vejam com clareza o estado de sitio a que chegou a cidade do Porto (e a Grande Área, mas isso é outro rosário…). Que percebam que a cidade não pode estar sujeita a trampolins pessoais nem aos caprichos e (re)acções às políticas deste ou daquele, mas dos que a vivem e a sentem.

São precisas ideias e uma estratégia bem definida, isso sim, e acima de tudo honestidade intelectual e não só da outra. É espantoso como ainda se defendem políticas de reacção e não de acção…

Cumprimentos,
Pedro Santos Lessa.
pedrolessa@a2mais.com

De: JA Rio Fernandes - "Futuro"

Submetido por taf em Sexta, 2009-01-02 11:26

Esperemos que 2009 seja um bom ano para o Porto.

Aos votos para a cidade, junto os melhores votos para o blog e para todos os que aqui passam, lendo e escrevendo, muito especiais para o criador deste espaço, o Tiago Azevedo Fernandes.

Como sempre sustentei, espero que se continue a escrever cada vez mais sobre o que cada um pensa e o mínimo possível (nada, de preferência!) a criticar o que pensam os outros. Espero também que falemos sobretudo do futuro, todavia analisando os factos de hoje, tendo a memória do que foi dito e ocorreu no passado, por exemplo com o Parque da Cidade (onde não se podia construir um m2… e agora se tem de pagar “em géneros” 40 milhões), com as lamentáveis guerras entre instituições que alguns fazem de conta que não existiram (qual o último ano em que os campeões celebraram o título nos Paços do Concelho?), com a diabolização da “pesada herança” da Porto2001 (na criação de um clima depressivo e paroquial de alguma animação e pouca cultura), etc., etc.

Mas, claro, o essencial é o futuro. Mais ainda em ano de eleições! Também por isso, é bom ter boa memória. Mais importante ainda para a cidade, é encontrar quem tenha visão, um projecto e a capacidade de mobilizar uma cidade cansada de acumular problemas e quezílias.

De: Luís Gomes - "Negócios do Parque da Cidade"

Submetido por taf em Sexta, 2009-01-02 02:37

Li, como leio sempre, com atenção as suas críticas à política do Presidente da CMP. Ninguém me agradece por vir aqui fazer o contraditório, e nem Rui Rio necessita disso. Ele está bem escudado pelos milhares de eleitores que votaram nele e que derrotaram as políticas de Fernando Gomes e de Nuno Cardoso. Vou apenas fazer curtos comentários, para não tornar isto uma novela mexicana:

  • - Tratamento especial ao Boavista? Só se for para rir. Clubes de futebol NÃO deviam ser chamados para discussão política. Rui Rio não abriu nenhuma guerra com o FCP, na Alameda das Antas vão nascer uma série de construções para além do centro comercial, para além dos novos prédios já habitados. Eu imagino, se não tivesse havido a renegociação do Plano Pormenor das Antas, como haveria de ser o suposto local. Eu acho sim é que ele desistiu cedo dessa contenda, porque criou-se ali mais um funil, com metro, centro comercial, rotundas anormais e túneis perigosos tudo em prol da corrida ao Euro 2004.
  • - Construção no Parque da Cidade? Mais uma vez estamos a resolver heranças deixadas há quase dez anos! Apelo a que se veja a infografia que está no site da CMP, e se repare nas áreas expropriadas 1 e 2. Como é que se queriam vender terrenos no coração do parque? Cada vez que ouço falar neste assunto, só me pergunto: o que ia na cabeça dos dois ex-presidentes? Que isto ia passar só porque o Porto era um feudo socialista?
  • - Este terreno que está destinado a construção é um mal menor, quando estão em causa 20, 30 ou 40 milhões de contos. Este acordo preocupa-me não por aquela parcela de terreno na Avenida Boavista, mas sim pelos terrenos doados noutras zonas da cidade. Tudo porque, mesmo vindo a público os metros quadrados doados, não teremos a noção daquilo que o erário público terá de entregar a privados. Mas disso ninguém fala.
  • - O senhor Rio Fernandes não é economista mas não precisa de o ser. O acordo prevê dar uma soma monetária mais terrenos, porque o que está em Tribunal é um privado a reclamar que pagou por um direito de construir no terreno adquirido. E garanto-lhe que não pagou pouco. A Câmara não emite licenças de construção, pois então terá de pagar para ter os direitos sobre os terrenos de volta. Quanto à pista de aviação que refere, ela nunca foi uma pista de aviação, chama-se Queimódromo, que afinal já lá está há muitos anos. O senhor quer comparar os courts de ténis, as piscinas de utilidade pública, com o alocar um terreno para construção privada? Não há qualquer termo de comparação.
  • - Parou as intervenções na Baixa após a Porto 2001? Claro, e ainda recentemente teve de tapar mais um "buraquinho" made by Porto 2001, estiveram a consertar o Jardim da Cordoaria que mais parecia um parque de estacionamento onde o deserto de relvado deixava a descoberto o facto do jardim ser um conjunto de placas falsas, e onde não se permite que o cidadão desfrute daquilo. Os comerciantes de Carlos Alberto não parecem muito insatisfeitos com a demora de Carlos Alberto, afinal com essa demora alterou-se o desenho da praça (by Porto 2001) e parece ser consensual que agradou aos comerciantes e moradores.

E que tal discutir o futuro? Faltam 9 meses para as eleições. Está na hora..

De: TAF - "O início quase formal da campanha de Elisa Ferreira"

Submetido por taf em Quinta, 2009-01-01 22:31

De: TAF - "Na Terça-feira passada"

Submetido por taf em Quinta, 2009-01-01 21:57

Restaurante Galeria de Paris


Acabei por também fotografar o Galeria de Paris, depois de ter estado antes no Armazém do Chá (local igualmente recomendável) com o Fernando Zamith e mais 3 colegas por causa do estudo que eles estão a fazer para efeitos de doutoramento. Quiseram ouvir-me a mim e ao Helder Bastos sobre ciberjornalismo, novos media, etc., e eu ameacei que "retaliava" fazendo algumas fotografias deles. Aqui estão. Bom Ano! :-)

Conversas sobre novos media   Conversas sobre novos media

Conversas sobre novos media   Conversas sobre novos media

Conversas sobre novos media   Conversas sobre novos media


De: Vitor Silva - "1ª edição podcast «O Porto em Conversa»"

Submetido por taf em Quinta, 2009-01-01 20:31

A primeira edição do podcast "O Porto em Conversa" será gravada dia 8 de Janeiro. Entretanto já coloquei online o guião para a conversa com o primeiro convidado. Este guião é uma versão inicial dos temas que penso abordar mas ainda está aberto a sugestões. Se tiverem sugestões a acrescentar elas serão bem-vindas.

--
blog.osmeusapontamentos.com

De: Alexandre Burmester - "Bom Ano"

Submetido por taf em Quarta, 2008-12-31 13:40

Vou fazer como os ingleses:

Desejo a todos um Bom 2010, e esperar que 2009 passe depressa porque parece que o que vem por aí não deve ser grande coisa. :-)

Alexandre Burmester

De: David Afonso - "Passagem de ano no Porto"

Submetido por taf em Terça, 2008-12-30 23:06

Coragem Tiago! Felizmente a cavalaria já vem a caminho.
O Porto vale sempre a pena e - Quem sabe? - talvez para o ano o Quim Barreiros vá ter de passar o Reveillon a outro lado ;)

Um excelente 2009 para todos (não vai ser tão mau quanto isso, vão ver).
Abraço!
--
David Afonso
www.quintacidade.com

De: TAF - "Ver para crer"

Submetido por taf em Terça, 2008-12-30 10:34

- Parque Oriental abre em 2009

- Outra notícia: Reclusos vão cultivar hortas para dar produtos a populações desfavorecidas.
Isto é uma excelente iniciativa e eu estou desde 2007 a escrever sobre o assunto...

--
PS: Será que eu sou mesmo portuense? É que afinal este Executivo camarário foi eleito pelos munícipes...

"A Câmara Municipal do Porto, através da empresa municipal PortoLazer, preparou mais uma Passagem de Ano com muita animação para aqueles que escolhem a Avenida dos Aliados como palco da sua festa de entrada no novo ano. Assim, e antes mesmo das doze badaladas, pelas 22 horas, Quim Barreiros sobe ao palco dos Aliados para mais um Concerto de Fim-de-Ano. Durante duas horas, o popular cantor brindará os foliões com um espectáculo no mínimo divertido e animado, algo a que há muito nos habituou."

Há aqui qualquer barreira cultural que me impede de perceber isto. É o culto da foleirice, e de preferência exactamente igual ao que já se conhece desde há não-sei-quantos anos... Estão provavelmente bem uns para os outros, que sejam muito felizes e tenham um bom 2009 no seu pequeno mundo. Não se pode pedir mais.

De: TAF - "Uma boa altura para repensar os media nortenhos..."

Submetido por taf em Segunda, 2008-12-29 22:05

De: TAF - "Principalmente boas notícias"

Submetido por taf em Domingo, 2008-12-28 22:45