De: TAF - "Agricultura Urbana"
Ontem ao fim da tarde, ao dar um pequeno passeio a pé de descanso por Paranhos, mais uma vez me perguntei: por que razão a Agricultura Urbana é tão pouco aproveitada no Porto? Refiro-me a um programa sistemático de utilização dos solos disponíveis, e não a um caso ou outro isolados. Algo que faça sentido do ponto de vista económico, ambiental e, importantíssimo, da integração social. Este último aspecto é até o que mais impacto poderia ter. Repare-se: que melhor opção existe para dar trabalho a quem não tem acesso a outro tipo de alternativas, devido à idade, a falta de formação, ou a escassez de empregos?
Não é preciso ir longe. Em pleno Centro Histórico há importantes manchas verdes no interior dos quarteirões. O que não falta são quintais! Veja-se uma qualquer imagem de satélite do Porto e constate-se o impressionante espaço que está disponível para actividades como esta. Um dia destes hei-de fazer uma recolha fotográfica decente para ilustrar esta proposta.
Se calhar o que falta é apenas reunir competências dispersas. Existindo interessados no assunto que possuam condições para ajudar a pôr em prática alguma iniciativa neste campo, A Baixa do Porto está à disposição para servir de "catalisador" e ponto de encontro.