De: Luís de Sousa - "Apelo a Rio Fernandes"

Submetido por taf em Domingo, 2006-08-27 16:18

Estes dados agora revelados pelo INE apenas vêm confirmar uma realidade de que muitos de nós, que habitamos ou ocupamos diariamente o centro histórico, já nos havíamos apercebido. Contudo devo confessar o que me alertou para a real dimensão desta realidade foi uma palestra do Geógrafo Prof. Rio Fernandes numa das ocasiões em que esteve na ESAP como convidado em aulas abertas
promovidas pelo Antropólogo Prof. Fernando Matos Rodrigues. Nessa ocasião abordou temáticas como a desertificação do centro histórico, o efeito causado pelo fenómeno das grandes superfícies comerciais cobertas e também o da especulação imobiliária em zonas não urbanizadas. Aí o Prof. Rio Fernandes apresentou a sua análise da cidade e também algumas perspectivas para o futuro da mesma.

Penso que seria interessante se o Prof. Rio Fernandes aqui nos pudesse brindar com essa sua análise, assim como as perspectivas que tem sobre o futuro da cidade, para aprimorar ainda mais a discussão aqui recentemente lançada pelo Tiago Azevedo Fernandes e discutida por Alexandre Burmester, Francisco Oliveira e Rui Moreira. Além disso acho que seria interessante que apresentasse os benefícios de uma gestão supramunicipal efectiva, para além de dar a sua opinião sobre uma hipotética fusão do Porto com municípios adjacentes como Gaia, Gondomar ou Matosinhos.

Cumprimentos
Luís Sousa

--
Nota de TAF: Vale a pena ler o que Rio Fernandes já tem escrito aqui no blog sobre este assunto. Já agora, o que eu penso está explicado aqui, aqui e aqui.