De: Francisco Oliveira - "Porto+Gaia?"
Como cidadão já muito vivido (septuagenário) já aprendi que muitas vezes decidimos omitir as nossas dúvidas em vez de as emitir. Mas desta vez vou pôr uma dúvida que já há muito me assalta.
Tenho lido o que se vai escrevendo sobre a possível fusão do Porto com Gaia. Mas não vi ainda ninguém esclarecer de que Gaia falam. Será só o que se chama a "cidade de Gaia" ou todo o concelho? É que o concelho de Gaia tem a área de 168,7 km2 contra 40 km2 do Porto e com o rácio de hab/km2 de 1537 para 6573, ou seja, o Porto é menos de um quarto de Gaia em área e o mais do quadruplo em habitantes/km2. O concelho do Porto é uma cidade una, toda construída, ao passo que Gaia é um núcleo mais umas tantas freguesias (algumas já têm o título de "Vila") desde as litorais às interiores, com grandes descontinuidades.
Eu aceitaria a união do Porto com o núcleo central de Gaia. Mas como seria aceite pelos gaienses a sua divisão e integração na cidade da outra banda? Mas, acima de tudo, gostaria muito mais que fosse fortalecida a entidade "Área Metroplitana do Porto" com o intuito de conjugar todas as iniciativas que tivessem de ser geridas por instituições públicas, tais como as relativas à mobilidade, ambiente, energias, etc. Não será isto, afinal, o que se pretende com a fusão para um dos lados só?
Saudações
Francisco Oliveira