De: TAF - "Este projecto está prestes a falhar..."
... Se eu não encontrar uma solução até final desta semana. Falta um investidor para apenas 100.000 euros mas, por razões sobre as quais tenho vindo a escrever, tem sido extraordinariamente difícil encontrar sequer quem queira estudar em conjunto casos concretos de reabilitação urbana, quando mais decidir participar.
Depois de longo e intenso esforço para avançar com a reabilitação deste local fantástico no Morro da Sé, em que se venceram inúmeras dificuldades e deram passos significativos na montagem do negócio e no estudo feito pela Arq.ª Adriana Floret, está agora prestes a suceder o mesmo que em tantos outros casos: fica tudo em águas de bacalhau pela inércia da iniciativa privada e, neste caso concreto, dos detentores de capital próprio. Pacíência. Continuarei a tentar.
Edifícios existentes antes da demolição, há alguns anos
Eventuais interessados: taf@etc.pt, 916.630.396
PS - Já estou a imaginar algumas reacções a este texto: "então e o Estado", "os bancos", "os fundos de investimento imobiliário", "o capital de risco", ... Nada disso, tiro ao lado. O problema principal reside na dificuldade em comunicar com as pessoas, com os investidores individuais Fulano A e Fulano B. Os "institucionais" não têm perfil para estes projectos. Claro que podia haver mais apoios do Estado, leis melhores, uma intervenção mais activa da SRU. Tudo isso ajudaria, mas o ponto não é esse. É que, se tivesse capital disponível, eu não teria dúvidas em investir já.