De: Laura Viegas - "Lino Ferreira e o Metro na Boavista"
A presença de Lino Ferreira no jantar é muito sintomática de alguém que se começa a afirmar como um potencial candidato à sucessão de Rui Rio. O nosso presidente continua afogado nos seus dramas existenciais, acossado pela sua personalidade, encontrando inimigos em cada esquina.
Sobre o estudo que o Governo recebeu, Tiago, não vale a pena ler, como sabe. A pessoa que fez o estudo já tinha dado a sua opinião em público, há meses. Uma pessoa que se identifica a si própria como especialista, que andou pelos STCP onde deixou uma fraca imagem, não nos pode merecer confiança.
Este é, no fundo, o primeiro grande desafio a Lino Ferreira enquanto candidato futuro:
Será que o nosso vereador nos pode dizer o que pensa sobre o impacto do Metro na Boavista sobre a mobilidade numa zona crucial? Ou seja, será ele capaz de colocar os interesses gerais da cidade à frente dos interesses do Metro que contêm outras componentes?
Há uns meses, no Público, o Rui Moreira perguntava se o facto de Rui Rio ter mudado de opinião (dantes, não queria nem ouvir falar do metro na Boavista) não se deveria ao facto de pretender atirar para a Metro do Porto as indemnizações que, mais cedo ou mais tarde, terá que pagar aos proprietários dos terrenos no parque da cidade. Lembrei-me então do projectado traçado, do viaduto do Siza Vieira e de uma nova travessia do parque e pensei que, se calhar, o Rui Moreira tem razão para, pelo menos, fazer a pergunta.
Por falar em Rui Moreira, continuo a gostar muito dos seus artigos no Público, gostava de o ler mais vezes neste blog. Tem estado muito calado... Foram os jornais que o esqueceram ou anda a "esconder o jogo"?