De: Luís de Sousa - "Escola Soares dos Reis"
Quando o nível de discussão baixa o nível ao ponto de roçar o insulto pessoal é bastante triste, até porque eu com a minha intervenção nunca pretendi desvalorizar o investimento público feito no ensino, muito menos na Soares dos Reis. Talvez ter uma ideia de escola, sobre o que deve ser, como deve funcionar e onde se deve localizar seja um absurdo, afinal se o equipamento está ao nível do que existe na Europa para quê duvidar?
Uma escola de artes quanto a mim deve ter uma escala controlada, que permita uma interacção entre todos os seus actores, permitindo que se conheçam e que não sejam apenas um número como infelizmente cada vez mais acontece, e por isso apenas me questiono se o aumento das vagas de acesso não comprometerá essas valências das escolas de menor escala. Não tenho medo da mudança, aliás quem o tem normalmente não questiona e refugia-se no senso comum, imediatista e superficial. Eu congratulo o Governo pela instalação de inúmeros equipamentos informáticos e tecnológicos na nova Soares dos Reis, e não disse o contrário na minha anterior intervenção.
Por fim quanto à localização, sou crítico porque por opção vivo, estudo e trabalho no centro histórico, tenho pena de ver cada vez mais escolas a deslocalizarem-se para pontos mais periféricos, como ao longo dos anos aconteceu com várias faculdades da Universidade do Porto.
Contudo só me resta desejar a continuidade de um projecto no qual tenho orgulho de ter tido o meu lugar, onde participei activamente quer enquanto aluno quer enquanto representante dos meus Colegas.
Luís Sousa