De: Luisa Moreira - "Onde está a diferença"

Submetido por taf em Quinta, 2008-03-06 23:31

O Tiago continua na sua cruzada a favor de uma candidatura de Artur Santos Silva. Nada me move contra um dos mais simpáticos portuenses que conheço. Santos Silva é incontornável, já se sabe:

Tem grandes vantagens, e é Amigo:

  • 1. de Serralves,
  • 2. do Coliseu,
  • 3. da Casa da Música,
  • 4. da SRU,
  • 5. das elites,
  • 6. dos ricos.

Tem um discurso redondo e bem conseguido. Não se lhe conhecem irritações. Apenas amuos, como na Porto 2001, em que depois de imaginar uma reabilitação urbana que ninguém, sequer, sufragou, conseguiu abandonar a nau porque não gostou do Ministro da Cultura ou do seu carácter (ou da falta dele). Depois, deixou-nos a braços com uma crise, que entregou a cidade à anti-reforma do senhor Rio.

Pela minha parte, Tiago, não me vou deixar atrelar a esse unanimismo fácil. Tenho, como sabe, o refúgio da CDU, mesmo se Rui Sá não tiver hipóteses de ganhar e apesar de lamentar que se tenha "colado" a Rui Rio, sem honra nem proveito.

Mas, quando se fala de independentes, pergunto-me porque não se pensa em alguém mais novo e descomprometido. Alguém da nossa geração, Tiago, como por exemplo Rui Moreira. Lembrei-me disso hoje, porque fui à Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa e que já transbordou para o Ferreira Borges. E vi gente, muita gente. E vi bulício. E vi jornalistas estrangeiros. E vi um Palácio magnificamente restaurado por alguém que nunca pediu nada ao poder político e que tem estado do lado certo em todas as grandes batalhas cívicas dos últimos anos. No Plano de Pormenor das Antas, na questão da cultura e do Rivoli e até na questão da regionalização em que teve o mérito de reconhecer que estivera do lado errado.

Depois, tem um ar de nonchalance, um ar jovem, leve e elegante, que associo muito ao Porto. Isso é o meu lado feminino. Não será ele, porventura, uma boa escolha?

--
Nota de TAF: Cara Luísa, eu não digo que Artur Santos Silva é o melhor Presidente da Câmara possível, mas apenas que é o único que poderia obter o apoio simultâneo do PSD e do PS, permitindo uma actuação eficaz da sociedade civil, pois não vão ser os políticos a resolver os problemas do Porto. Lembra-se de algum outro nome melhor neste aspecto? (Já agora, eu próprio votei Rui Sá nas últimas eleições, depois de ter votado Rui Rio nas anteriores.)