De: TAF - "O impacto de uma candidatura de Artur Santos Silva"
Aos poucos vou continuando a explicar as vantagens da candidatura de Artur Santos Silva à Câmara do Porto.
Uma primeira seria pacificar o debate público das questões relevantes para a cidade. O elevado grau de agressividade, como se pode ver mesmo aqui no blog, é também fruto da permanente guerrilha entre Executivo e Oposição, sem que daí venha benefício para a cidade.
Todas as pessoas com quem falei sobre este assunto e que têm responsabilidades quer no PS quer no PSD me confidenciaram considerarem Artur Santos Silva como um excelente nome para Presidente da Câmara do Porto. Trata-se agora "apenas" de ultrapassar a pequena política partidária e fazer com que todos escolham sem estarem condicionados por estratégias mesquinhas de visão curta.
Mas vejamos o assunto do ponto de vista dos principais partidos. Claro que o PS e o PSD locais não vão por sua própria vontade apoiá-lo. Contudo, se verificarem existir uma movimentação supra-partidária significativa e credível, podem não ter grande alternativa:
- o PS por receio de que o PSD venha a apoiar Artur Santos Silva, juntando os votos "naturais" do PSD a imensos "dissidentes" PS, descontentes com a oposição apagada actual - se vencer Rui Rio já não seria fácil, bater Artur Santos Silva nestas condições será impossível;
- o PSD por receio de que seja o PS a apoiá-lo, agregando aos votos "naturais" PS o dos muitos descontentes PSD, que não apreciam Rui Rio; nessas circunstâncias, e ante a perspectiva de uma dolorosa derrota que o "mataria" politicamente, Rui Rio preferirá então arriscar uma "missão nacional" e deixar o Porto para Artur Santos Silva, saindo "por cima".
Sendo assim, resta a ambos os partidos apoiarem a candidatura independente de Artur Santos Silva, apresentando esta sua opção como um "exemplo de responsabilidade" e de "desapego ao poder" das estruturas partidárias. ;-)