De: Pedro Aroso - "Surrealismo"
No seu último post, a Paula Morais alertou-nos para um aspecto que passou despercebido a toda gente. Refiro-me ao facto da UOPG 1 (Via Nun´Álvares) não ser tratada como um Plano de Pormenor, mas sim através de uma Operação de Loteamento. Isto é tão surrealista, que jamais me passaria pela cabeça tamanha aberração. Se é uma operação de loteamento, então pergunto:
- 1. Onde estão os lotes?
- 2. Onde está definida a implantação e volumetria dos edifícios que vão ser construídos nesses lotes?
Aproveito para também responder à questão do Rio Fernandes, quando pergunta por que motivo “foi dispensado do plano da via e área envolvente o Arq. Victor Mogadouro (autor de intervenções em espaço público premiadas, como na frente marítima de Póvoa de Varzim ou na frente ribeirinha de Arcos de Valdevez)?"
Por aquilo que eu sei, essa decisão foi da responsabilidade do Arq.º Ricardo Figueiredo (então vereador do pelouro do Urbanismo). É provável que o Ricardo tenha outros argumentos, mas só um me chegou aos ouvidos: a via proposta pelo Victor Mogadouro tinha uma largura excessiva. Tanto quanto me recordo da conversa que tive na altura com o Mogadouro, o perfil era rigorosamente decalcado da Av. Marechal Gomes da Costa, ou seja, tinha 33.0m.