De: Rui Valente - "Três apontamentos"
ARTUR SANTOS SILVA
A sugestão aqui apresentada pelo Tiago sobre a candidatura de Artur Santos Silva à Presidência da Câmara do Porto, com a respectiva conjugação dos factores enunciados necessários à sua boa concretização, seria óptima se não estivesse dependente de pressupostos demasiado idealistas. Não para mim, que a subscrevo sem grandes reservas, mas do ponto de vista dos vários aparelhos partidários representados no Município (em particular os que estão em maioria), por natureza avessos a candidaturas independentes.
Artur Santos Silva conseguiu de facto granjear um apreciável capital de credibilidade não só a nível local como nacional, apesar de ser banqueiro, que não é propriamente uma actividade simpática à opinião pública. A sua postura serena e educada conjugada com a competência que lhe é unanimemente reconhecida são aspectos mais do que suficientes para justificar um movimento entusiasta ao repto lançado pelo Tiago, desde que, como é óbvio, o candidato dê sinais evidentes e vontade de o aceitar. Por isso, para a frente! Por que não? Quanto mais não seja, para testarmos o sentido estadista dos partidos, como nos fala, e bem, o Tiago.
BIDÉS
Muito oportuno, e bem humorado também, o apontamento do Tiago sobre a funcionalidade do "nobre" objecto. Apesar da explicação posterior do Pedro Lessa, por vezes é a forma como as ideias são transmitidas que suscitam respostas como a que foi dada pelo Tiago. Já agora, também acho que as sanitas deviam ser sempre instaladas conjuntamente com os famosos bidés em áreas independentes da zona de banhos (como as casas antigas), exactamente pelas razões expostas pelo Tiago.
RUA DO CORONEL ALMEIDA VALENTE
Esta rua ladeia uma parte do colégio Luso-Francês ali para os lados de Arca d'Água. A placa tem o nome do meu avô paterno e só vou falar dela por me ter apercebido que, já há uns meses a esta parte, é a única daquela zona que (como a foto documenta), mantém as características antigas, ou seja, o fundo branco com letras pretas. Por que será? Acaso a Câmara tem alguma coisa contra o meu avô de quem muito me orgulho de ser neto, ou será por eu não me acanhar de afirmar publicamente que não gosto de Rui Rio? Gostaria de saber.
Rui Valente