De: Alexandre Burmester - "Requisição civil"

Submetido por taf em Sábado, 2006-04-01 20:01

Caro Tiago

Este teu “Pré-aviso” de greve lembra-me entre várias coisas a Abstenção às eleições, Amuo e Desespero. Percebo e bem o quanto deves sentir, ao ver passar tantas coisas ao lado, tantas oportunidades perdidas, tantas decisões erradas ou ainda por decidir.

No meu último post, fiz referência à quantidade de investimentos por parte de muita gente que se perde por falta de apoio por parte das entidades Públicas, que ao contrário as espanta com tanta burocracia e mau funcionamento. Quanta gente por aqui escreve com uma crítica constante, relatando tantas situações semelhantes… Seja um Corte Inglês que marcha para Gaia, seja um Rivoli fechado, sejam tantas outras iniciativas que continuam a emperrar e a fazer com que o desenvolvimento do Porto, continue e continue…parado.
Porquê?
Porque a iniciativa pública não existe e porque a iniciativa privada é torpedeada.
Porque quem governa não consulta não ouve e não sente, julga ter o Poder absoluto da decisão, e porque quem é governado não tem instrumentos de se fazer ouvir.

Em outros posts anteriores não me falta por vezes o desalento e até a incitação à revolta, porque infelizmente pouco ou nada acontece. Confesso igualmente que tenho feito “Greve”. Desespera estar constantemente com uma opinião crítica procurando que seja construtiva, e parecer o “Profissional do Contra”, desespera mais ainda perceber a falta de espírito cívico de uma população que cala e consente. Mas pior ainda é perceber que tudo isto tem na falta de cultura e de educação da população a raiz do problema.

Houvesse entre nós, lideres Políticos que criassem motivação, conduzissem opiniões, reclamassem direitos ao Poder central, que agregassem em torno de si as aspirações e as vontades de uma região. Infelizmente o que temos é um grupo de lideres que olha para o umbigo, um Presidente de uma Junta Metropolitana que ainda não percebeu o seu papel, e um Presidente de Câmara da “Segunda” cidade do País, com o complexo de perseguição.

Basta-nos por isso este Blog, que generosamente manténs, onde se discutem os pequenos problemas de uma cidade, como a futura Ponte, os semáforos da Boavista, a revitalização da Baixa, a intervenção do Metro, a Av. Dos Aliados, …. E outros assuntos que embora parecendo pequenos tornam-se grandes no seu somatório. Este tem sido um pequeno espelho, mas único na possibilidade de intervenção da sociedade.

Não desesperes e não te abstenhas nem apenas por um dia, se quiseres descansa apenas para poder voltar mais forte. E conta comigo na solidariedade. Isto vai mudar, e como já estamos perto do fundo, pior não pode ficar.

Alexandre Burmester

--
Nota de TAF: Quando o Alexandre começou a escrever este texto o título do meu último post ainda era "Pré-aviso de Greve". Contudo, entretanto eu tinha-o alterado para "Dia de Reflexão" precisamente porque o anterior podia dar um tom derrotista ao texto. A minha "greve de um dia" é uma "greve" pela positiva. :-) O meu objectivo é que nos animemos através de uma pausa para reflexão. Por isso acrescentei também a referência a dois exemplos internacionais que me parecem inspiradores. Um abraço, Alexandre! :-)