De: José Silva - "Ainda Vigo"
Caro Jaime Veloso
Os seus números confirmam a minha tese.
Pedras Rubras: Caso a OTA avance, onde é que julga que vão os habitantes do Norte apanhar avião para a Europa? Irão pagar taxas exorbitantes em Pedras Rubras? Irão andar 250km para sul de comboio? Ou irão de comboio até Vigo e lá apanham o avião?
Leixões: Como podemos ler aqui, o porto de Vigo planeia ultrapassar Lisboa em 2012. Aqui, página 82, é referido que o porto de Vigo tem ligações por auto-estrada (AP-9 e A-6) e ligações por caminho de ferro. Tem projecto para o comboio de Alta Velocidade e para o transporte de carga (Vigo-Corunha, Vigo-Madrid e Vigo-Porto). Também aqui Rui Moreira refere que «nós (ACP) temos continuado a insistir na urgência em avançar com a linha até Salamanca, por isso não fizemos força na linha até Vigo, porque é uma forma de distrair os nossos interesses.»
Caro Rocha Antunes
Isto: "E isso, meus caros, por muito que nos custe, só depende mesmo de nós, não dos galegos nem dos lisboetas. Apenas de nós. Saibamos ser empreendedores, rigorosos, criativos e trabalhadores e os resultados aparecem."
É igual a: "Efectivamente corremos o risco de substituir uma capital egoista e drenadora por um vizinho interesseiro num cenário de reconfiguração de Estados, algo que objectivamente o Norte não tem qualquer vocação ou preparação. A solução é mesmo um «Orgulhosamente acompanhados», com ênfase no «Orgulhosamente», baseado em muito «trabalho de casa»."
José Silva