2013-03-17
Luís Gomes interpela-nos a todos nós. Podemos aceitar esta atuação municipal que nos 135.000 exemplares da revista PORTOsempre insiste na excelência da sua gestão? Não, não podemos. A foto de Luís Gomes é esclarecedora, mas há muito mais. Que dizer do estado de abandono de tantos passeios e ruas da cidade. Por exemplo, na rua do Almada, um punhado de jovens abriram novos estabelecimentos, com novos produtos. Mas a rua continua suja e esburacada, sem respeito pelo esforço empenhado dos novos lojistas. Outra situação: apesar de existir um Provedor Municipal dos Cidadãos com Deficiência (que muito tem lutado pela melhoria da situação destes cidadãos) ainda não foram eliminadas as inúmeras barreiras físicas e arquitectónicas impeditivas do pleno exercício dos direitos de cidadania. Mais de onze anos não foram suficientes para o Executivo dirigido pelo PSD e CDS/PP cumprir as normas técnicas para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada. Quantas passagens de peões de superfície persistem em violação dos Decretos-Leis nº 123/97 e 163/2006? E nem se diga que a máquina municipal não tem capacidade de resposta para esta e outras situações: em Dezembro último o município do Porto possuía mais de 2.500 pessoas ao seu serviço…
Não deixarei de colocar na assembleia municipal as relevantes questões colocadas pelo Luís Gomes. Mas relembro que uma simples Recomendação ao Executivo para melhorar a recolha de resíduos na rua de Santa Catarina foi chumbada pelo PSD e CDS/PP… Não haja ilusões: a coligação de direita há muito que se transformou numa espécie de “balcão de negócios”, desbaratou o património, escorraçou empresas e jovens, desqualificou o espaço público, abandonou os idosos e outras pessoas mais fragilizadas, empobreceu a cidade. Escolhas políticas e não politiquice.
José Machado de Castro – deputado municipal do BE
Totalmente de acordo com Luís Gomes. O Porto está a ficar uma cidade a parecer desfazer-se! Parece estar tudo a cair, a cair! E não dá para entender, em tantos dos locais referidos e não só... se com o pouco (ou muito?) que ainda existe e pessoas que ainda trabalham nestas várias áreas na Câmara, não deveria haver instruções precisas, para não deixar tudo se ir desfazendo a cada dia que passa! E ainda, não dá para entender quem "paga a luz que nos ilumina nas ruas?" que se desliga a horas pré-estabelecidas, sem ninguém se preocupar em fazer diferente se está um dia enevoado, ou não. Em vários locais para tempo de crise há candeeiros a dar demasiada iluminação... devendo-se, aí sim, poupar-se, mas havendo menos luz, mas sempre... e não parecendo ninguém querer fazer diferente do que sempre foi feito, porque sim! Quando nada houver, ... então teremos um Porto todo desfeito, ... e às escuras!
O Tiago (desculpe o à-vontade!) traz-nos aqui a notícia muito apropriada de que Fernando Seara não se pode(rá) candidatar a Lisboa, por decisão do Tribunal Cível de Lisboa, deixando-nos a pergunta, muito pertinente: e o que será no Porto, com Menezes? Dá também para perguntar: como outros autarcas - por outras razões! - não têm cumprido o que são “decisões” dos Tribunais, Seabra irá cumprir? E se, se, se(?) tal acontecesse com Menezes? Cumprirá? E se antes de toda esta trapalhada ambos – e mais alguns! - de livre e espontânea vontade nem sequer tivessem a veleidade de concorrer à quarta a uma Câmara, a Política, os Políticos, as Populações e o País, não ficariam (ficaríamos) a muito mais beneficiar? Tantas perguntas! Porventura sem resposta!
- Lançamento do livro Cabo dos Trabalhos, Sexta, 22 de Março, 16h30 no Mercado Ferreira Borges, convite de Liliana Pinto
- Para celebrar o Dia dos Centros Históricos, o Mercado volta à zona de Miragaia, Sábado 23 de Março, das 12h às 19h, em frente à Alfândega do Porto, convite de Ana Campos Neto
- Seminário Internacional sobre Regeneração Urbana, 26 de Março no Auditório da AEP, sugestão de Daniel Soares de Oliveira
- Douro Azul navega contra a crise com Sharon Stone e Andie Macdowell, vídeo
- Rui Moreira é candidato independente à Câmara do Porto - ver também vídeo: "O meu partido é a cidade do Porto"
- Árvore faz 50 anos e homenageia aqueles que fizeram a cooperativa
- Reabriu o Commercial
- 250 anos dos Clérigos: Uma história com sabor a chocolate
- Claro que acabou o prazo e não recebi resposta nem consegui realizar nenhuma reunião: "1ª Avenida" na clandestinidade, mais aqui.
- Architecture for dogs - O site está bem feito e com piada, mas a arquitectura é mesmo "à arquitecto da moda", ou seja, não tem interesse nenhum para os destinatários. Já este exemplo sem "arquitectura de moda" é bem melhor, pois a forma não esquece a função. Talvez juntando uns e outros se conseguisse um resultado mais interessante.
- A boa vizinhança, na sequência disto
- Torre 4 do Aleixo demolida após a Páscoa
- Prisão efectiva para cinco dos 18 acusados de agredir frequentadores da movida do Porto
- Pequenas obras no Bolhão ainda sem data - A existência de empresas municipais só complica. Se fosse directamente a autarquia a tratar do assunto...
PS:
- Um dia dedicado ao centro histórico do Porto
- Visite a Torre dos Clérigos e outros monumentos sem pagar nada
- Porto de Leixões movimentou 1,6 milhões de toneladas em Fevereiro (+21,5%)
- Casa da Música já tem nova administração
- Isto é bem revelador: Passos Coelho quer nomear o presidente da CCDRN por concurso público, mas PS e PSD locais protestam...
- Candidato da CDU ao Porto apresentou-se com fortes críticas a adversários
- Coesão social, economia e cultura são as prioridades de Rui Moreira para o Porto
- Câmara do Porto aprova reactivação do Batalha como Casa do Cinema
- Edifício Parnaso, um exemplo da arquitectura moderna do Porto, foi classificado
- Jornada dupla do Circuito da Boavista promete ser a mais intensa de sempre
- Venda e arrendamento de imóveis - hastas públicas da CMP
O Presidente da Câmara tem vindo defender que existem excedentes orçamentais e capacidade para investir mais na economia local. Pois muito bem, se há uma crítica que lhe posso assacar é a má gestão do espaço público, nomeadamente jardins e árvores desta cidade.
Este Inverno foram abatidas centenas de árvores por toda a cidade, há jardins e espaços verdes completamente destratados. A fotografia é um exemplo disso mesmo: abatem-se árvores e não se plantam novas (tapa-se com alcatrão para ninguém se lembrar de que eles não as repuseram). Colocam-se floreiras na avenida da Boavista e deixam-nas ao abandono. Arranjam a Pérgola na Foz e está tudo cheio de ervas daninhas, chorões, terra batida, copos e lixo. Praça Filipa de Lencastre ficou uma árvore para amostra. Ruas completamente esburacadas cheias de remendos mal feitos pelas empresas de telecomunicações, gás e eletricidade debaixo das vistas da Polícia Municipal. Desde que o serviços de recolha do lixo foram privatizados na zona Ocidental da cidade, que as papeleiras 'sumiram-se' pelos atos de vandalismo e não são repostas, sacos para as fezes dos cães idem. Semáforos durante semanas avariados, colocação de semáforos onde eles são completamente desnecessários (Exemplo: para inverter o sentido na Avenida da Boavista junto à Medicil ou 2 semáforos no espaço de 50 metros junto ao Supercor no Fluvial sem qualquer efeito positivo).
Quer investir? Precisa de licença do Estado para deixar as ruas da cidade com melhor aspeto e mais transitáveis?
E o deputado Machado de Castro, não gostaria de questionar em reunião de Câmara o que é que se anda a passar com os serviços municipais? Os munícipes agradeciam que se levassem a discussão temas mais simples, concretos e menos politiquice.
A brigada anti-grafites da CMP teve uma ideia nova, logo no dia seguinte a esta foto. Agora decidiram pintar a parede... O problema é que não tiraram os cartazes e pintaram por cima, por isso ainda estavam a meio da parede e a parte pintada já estava com este aspecto... Sem comentários!
... o tribunal diz que Fernando Seara não se pode candidatar. Vamos ver o que se passa no Porto. Notícia RTP. A decisão é passível de recurso, claro.
--
(Mais logo, actualização do blog com posts e sugestões pendentes.)