2012-05-06
- Via de Cintura Interna recebe obras segunda-feira
- Os donos do passeio, sugestão de Miguel Barbot
- Discursos sobre a Cidade Contemporânea | Conferência em trânsito #041, 20 e 21 de Maio, sugestão da OASRN
- Sabia quantos municípios existiam em 1899?, sugestão de Cristina Santos
- Agricultura urbana
- Tuk-Tuk turístico são novidade em Vila Nova de Gaia
- Matana Roberts e um domingo muito especial no Gallery Hostel Porto, sugestão de André Gomes
- O pintor e a cidade, 1956, Manoel de Oliveira, sugestão de Teodósio Dias
- Get Bus: Dois amigos criaram ligação direta entre Braga e o aeroporto Sá Carneiro
- Senhor de Matosinhos: Cidade espera um milhão de visitantes
- Porto recebe "O Maior Estendal de Fotografia"
- O Futuro do Jornalismo, reportagem da TVU
- Porto vai receber a maior aula de judo do mundo - 14 de Maio
- HubPorto promove inovação social em Paranhos
- FITEI reduzido a metade dos dias e com arranque na Guimarães 2012
- Mais de 500 artistas e 40 horas de arte contemporânea no Serralves em Festa
- Alegado "monopólio" na colagem de cartazes abre polémica no Porto
- Estado recusa transferir bairros para Câmara e avança com obras em Junho
- IHRU não tem dinheiro para continuar obras no Lagarteiro
- Programa Bairros Críticos estava moribundo e acabou por falta de verbas
- IHRU admite Rui Moreira num novo Conselho Geral da Sociedade de Reabilitação
- Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos
- Festa na Baixa 2012 - Programação
- Cerâmica das Devesas ao abandono
- Reserva natural do Estuário do Douro passa a área protegida
... devemos ser cuidadosos em não perder nada pelo caminho.
Rotunda do Castelo do Queijo
Caro Luís Gomes
Claro que não gosto da actuação da Câmara, mas não percebo são os seus argumentos:
- 1. Em primeiro não sou contra os regulamentos, sou é a favor que se façam, mas com os interessados e não contra as pessoas, aliás o que expliquei sobre o tema anteriormente;
- 2. Os comportamentos da Queima são os mesmos da Baixa, até porque são as mesmas pessoas. Não percebo é porque a Câmara utiliza o mesmo pau com duas medidas diferentes;
- 3. Quanto a quem chegou primeiro, foram se calhar as carroças com os bois, mas como hoje há os automóveis e já não se anda de carroça.
Eu, como munícipe do Porto, é que não aceito de bom ânimo que se endividasse a Câmara ao longo destes e dos próximos anos, para resgatar os direitos de construção e a seguir construa 10 vezes mais área em impermeabilização do Parque da Cidade. Quanto às regras de boa vizinhança, isso é para mim um principio de educação e não um motivo de pagamento.
Caro Luís Gomes
Saliento que concordo com regulamentação. Só não posso aceitar quando esta afecta claramente a base das empresas em questão. Fechar estes estabelecimentos às 2h da manhã, ou 4h excepcionalmente, em nada vai resolver o cerne do problema. Os próprios moradores dizem que o problema é “o barulho feito na rua”. Os frequentadores dos bares encontram-se no exterior e para estes problemas existem meios de insonorizar os espaços.
Estas acções autistas apenas demonstram a falta de sensibilidade causada pela inexistência de comunicação entre a autarquia e a população, apesar da primeira afirmar a viva voz ter impulsionado a movida...
Cumprimentos.
Estas obras, na minha opinião, são um autêntico DISPARATE. Numa altura em que aquela zona começa a ter movimento, novas lojas e restaurantes a abrir, levam com ano e meio de obras... Tenho a certeza que quando a Rua das Flores for pedonal terá menos gente a passar por lá do que tem actualmente e será uma rua de sem-abrigos e lixo no chão...
Uma nota: "Câmara do Porto estuda melhor solução para a limpeza da cidade" - mais um negócio muito mal explicado!
Caro Alexandre
Pelos seus comentários, denoto que não gosta da actuação da CMP. Está no seu direito. Não entendo são os seus argumentos:
- 1. Ninguém está a "asfixiar" os horários na noite da Baixa. Criam-se regras e garante-se o seu cumprimento. Eu não vivo na Baixa mas não gostaria de morar ao lado de uma discoteca que estivesse a funcionar às 6 da manhã.
- 2. Os barulhos e comportamentos verificados na Queima não são melhores nem piores do que os verificados na Baixa: atira-se o lixo para a rua, urina-se onde calha e o ruído será desagradável em ambos os lados.
- 3. Estou em crer que o Queimódromo "chegou primeiro" do que 4/5 dos prédios construídos em frente a ele. Quem comprou ali sabia ao que ia, não lhe parece?
E eu como munícipe do Porto não posso aceitar de ânimo leve que a CMP se endividasse ao longo destes anos para "resgatar" os direitos de construção no parque anteriormente emitidos, quando o cidadão de Matosinhos beneficia do parque muito mais do que os portuenses. Não me consta que, em algum momento, Matosinhos tenha contribuído para o bem comum que é o parque. E os juízos de valor da "má vizinhança" dão para o lado que se quiser, argumentos certamente não faltarão.
Resta-me dizer que em relação às regras para a noite na Baixa acho muito bem que se legisle, actue e fiscalize. Não se pode ter diversão, comércio, turismo, e gente a viver no centro histórico agradando a todos. Não é por acaso que a noite de Barcelona é associada ao botellon e a outros fenómenos ilícitos e que isso, se num primeiro momento é captador de turismo, num segundo momento vira-se contra esse mesmo destino.
O grande problema deste país como da Grécia é a economia paralela e a falta de cumprimento/fiscalização das leis. Vejam-se as Lojas de Roupa no Porto com avisos de "Montras em Execução" ad-eternum, sem exporem os preços como manda a lei. Eu nunca fui a uma discoteca no Porto em que me dessem um recibo ou uma factura pelo serviço prestado. E creio que não tive azar...
O executivo da Câmara do Porto é composto por 13 elementos, sendo que 7 têm funções executivas (os eleitos pelo PSD/CDS) e 4 não têm.
O Vice-Presidente e 1º representante do CDS, saiu para as Águas de Portugal... O outro representante do CDS saiu para director da Segurança Social... De referir que durante os 2 mandatos nunca teve nenhuma função nesta área na Câmara do Porto. Será que estava desaproveitado, ou o importante era agora ser colocado em qualquer coisa? A Vereadora do PSD Guilhermina vai a tribunal por este caso. Mais uns negocios das sucatas... O novo vereador do CDS está falido, e não podia sequer fazer parte da lista; apenas suspendeu e promete que vai voltar... Como vai voltar para um lugar onde não podia ser eleito? Pouco sobra para dar alguma credibilidade a este executivo. Temos um executivo em frangalhos. Ou estão à espera que acabe o mandato, ou então não servem mesmo para nada e por isso fica tudo igual!
Este último mandato tem sido um Titanic a afundar, mas muito devagar... demora 4 anos. Pior só mesmo o silêncio de Rui Rio sobre estas confusões todas. Será que quer mesmo que o barco afunde, para criar problemas ao próximo candidato do seu Partido?! Sendo o cenário Luis Filipe Menezes cada vez mais real, não tenho dúvidas!
A mesma Câmara que quer regulamentar a movida nocturna da Baixa, asfixiando os seus horários, admite a festa da Queima no “Parque asfáltico da Cidade” até às quinhentas da madrugada, com barulho e comportamentos, que para além de incomodar os muitos mais residentes locais dos que os da Baixa, ainda por cima pratica a política de má vizinhança com a Câmara de Matosinhos. Haja moral...
Nota: Vá-se lá saber porque a Justiça Portuguesa é capaz de rejeitar a providência cautelar interposta pela Câmara de Matosinhos, por achar que esta não representa a população. Será que a Justiça sabe o que são eleições?
- Duas moções do BE aprovadas na sessão de 26 de Abril da Assembleia Metropolitana do Porto: ex-SCUTs e indemnizações compensatórias nos transportes, informação de José Machado de Castro
- Apresentação do livro "A Europa em Crise" e colóquio, 9 de Maio às 19h00 no ISCET, sugestão de Miguel Gonçalves
- Propostas para o Mês da Arquitectura - Outubro 2012, candidaturas até 22 de Junho, sugestão de Carolina Medeiros da Ordem dos Arquitectos SRN
- Peça de Teatro "Adivinhe Quem Vem Para Rezar", em cena até 3 de Junho, convite de Nina Teodoro do Seiva Trupe
- portopatrimoniomundial.com, sugestão de Paulo Pinto de Almeida
- Número de hotéis no Porto quadruplicou em 4 anos e o sector está preocupado
- Reabilitação do bairro do Lagarteiro em risco, diz o PS
- Milhares de finalistas da Universidade do Porto benzeram as pastas - fotografias
- Queima das Fitas 2012: Primeira noite foi tardia mas animada
- Matosinhos não se conforma com a Queima das Fitas
- Requalificação urbana do Eixo Viário Mouzinho/Flores arrancou