2012-03-11

Representando o CDS/Porto, o prof. Mário Negrão foi o convidado da 2ª sessão sobre a reorganização administrativa no Porto que se realizou na freguesia de Lordelo do Ouro no passado dia 13 de Março numa organização da Associação de Cidadãos do Porto. A próxima sessão será no próximo dia 20 de Março na Casa da Cultura de Paranhos, Largo do Campo Lindo, n.º 7, às 21.30 com a presença do Vereador Pedro Carvalho em representação do PCP.

Também no CDS, à semelhança do BE, ainda se está na fase de definição interna da proposta a apresentar na Assembleia Municipal sobre o novo mapa de freguesias. Ficaram no entanto como indicações gerais para o desenvolvimento da proposta do CDS a necessidade de ter atenção a questões históricas, de se ficar com freguesias com dimensões equilibradas e o eventual acompanhamento de alguns eixos viários importantes (Av. Boavista / Rua da Boavista; Av. Fernão de Magalhães) na definição das fronteiras das freguesias.

Foi de qualquer forma confirmado que o CDS apresentará uma proposta (que não terá de ser necessariamente consensualizada previamente com o PSD) de forma a garantir que este processo não é no limite decidido por entidades externas à cidade. Referindo que esta reorganização é uma imposição da troika, ainda assim Mário Negrão salientou que o CDS considera que esta reorganização pode ser uma boa oportunidade para libertar pessoas e recursos nas estruturas administrativas das freguesias. Finalmente, da Proposta de Lei n.º 44/XII, foi ainda destacado o novo órgão Conselho de Freguesia que será um elemento consultivo da assembleia de freguesia.

Nas próximas semanas realizam-se os debates com o restantes partidos. Pode ver aqui o calendário completo destas sessões.

Vítor Silva
Associação de Cidadãos do Porto

De: José Ferraz Alves - "Os tripeiros, Dr. Rui Rio"

Submetido por taf em Quinta, 2012-03-15 22:17

Está a decorrer a eleição do melhor destino de viagens em 2012. Do conjunto de cidades que lideram votação, está lá o Porto. O que mais impressiona é a proliferação de comentários dos portuenses convidando, com conhecimento e simpatia, a visitar a nossa cidade, percebendo a importância que as receitas do turismo têm para todos nós e o que isso poderá significar para a nossa retoma.

Vejam, há quem pergunte qual o prémio. Os portuenses respondem com fotos, convites, explicação da cidade, elogiando as outras cidades. Sei que os senhores políticos da Câmara seguem, e bem, A Baixa do Porto. Os portuenses não precisam de quem lhes levante a auto-estima, contra os que a governam e nunca gostaram do que fazem, porque os seus anseios são outros, nós sempre amámos esta cidade. E apesar de quem elegemos, a cidade levanta-se. Com ela o Norte e o País.

José Ferraz Alves

De: José Ferraz Alves - "Porto, cidade de turismo e de empreendedores?"

Submetido por taf em Quarta, 2012-03-14 22:31

Tendo estado a ler, com entusiasmo, no que consiste o projecto pessoal de Mário Ferreira de evocação da figura do Infante D. Henrique, num ambiente lúdico e de alegria que é muito bem vindo para aumentar a diversificar a oferta e animação da cidade, não deixo de questionar porque é que a proposta de Tiago Andrade Santos, de um espaço novo, sobre o Douro e em forma de barco, para a zona do viaduto de Massarelos, não foi também aprovada?

Não ganharíamos mais com dois projectos que não me parecem concorrentes, quando precisamos e muito de empreendedores para dinamizar a cidade, a região, o país? Não vejo o que se ganhe com exclusões, quando se deve apoiar quem quer fazer e fazer bem.

José Ferraz Alves

Realizou-se dia 10 de Março na Escola E/B 2,3 Pires de Lima, em plena freguesia do Bonfim, um Encontro/Debate sobre a Reorganização Administrativa do Porto tendo como tema base “Não deixem que acabem com a nossa Freguesia do Bonfim!”. A organização do mesmo esteve a cargo de um grupo de residentes do Bonfim, sendo o responsável máximo José Gonçalves coadjuvado por José Soares.

Estiveram presentes algumas dezenas de Bonfinenses, as intervenções estiveram abertas a todos os que quiseram participar. Os intervenientes deste debate pertencem a todos os quadrantes políticos. Foi notória a desaprovação de alguns dos participantes quanto à proposta da Reforma da Administração Local, bem como da maioria em relação à proposta de seis freguesias que será apresentada à Assembleia Municipal do Porto, ficando bem claro que: a freguesia do Bonfim cumpre os requisitos previstos na proposta do governo, pelo que não se aceita a sua extinção e/ou agregação a outras freguesias.

José Soares

1 - “Discutir Souto de Moura” como o autor da central da EDP na Barragem do Tua é, evidentemente, morder o isco da armadilha mediática que a EDP montou para tentar continuar a distrair as pessoas da questão central que é a barragem - em si -, um objecto perfeitamente inútil e monstruoso, destruidor da Linha do Tua e do Património Mundial onde se pretende assentar.

... Ver resto do texto e imagem em PDF.

De: JA Rio Fernandes - "Debate APG"

Submetido por taf em Quarta, 2012-03-14 18:06

Cartaz do debate

Em nome da Associação Portuguesa de Geógrafos, tenho o gosto de informar que decorrerá amanhã, dia 15, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (com apoio do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território), na sala de reuniões do piso 2 (junto ao bar dos professores), um debate sobre a Reestruturação Administrativa em que intervêm geógrafos, presidentes de Câmara Municipal e presidentes de Junta de Freguesia. A sessão é aberta a todos e terá início pelas 17h00.

José Alberto Rio Fernandes

De: TAF - "Tanto mail atrasado para ler..."

Submetido por taf em Quarta, 2012-03-14 01:11

O 2º Debate sobre Reorganização Administrativa do Porto realiza-se nesta terça-feira, 13 de Março, pelas 21h45 na freguesia de Lordelo do Ouro, Rua Diogo Botelho, nº75 e irá contar com a presença do Prof. Mário Negrão que irá transmitir a posição do CDS/Porto em relação a este assunto.

Este ciclo de debates começou no passado dia 7 de Março com a apresentação da posição do Bloco de Esquerda e irá decorrer até ao início de Abril contando com a presença de todos os partidos representados na Assembleia Municipal do Porto. Mais informações sobre o primeiro debate em:
- Debate sobre Reorganização Administrativa do Porto – Bloco de Esquerda
- Porto: Para o BE, fusão de freguesias é sinónimo de extinção

Estes debates são organizados pela ACdP - Associação de Cidadãos do Porto, iniciativa apartidária, que se assume como uma plataforma de debate, apresentação de propostas e de acção efectiva, e estão também integrados no projecto Cidades pela Retoma. O calendário das restantes sessões está disponível aqui.

Relativamente relacionado com este tema, recomendo a leitura do trabalho "Porto, a cidade planeada - 1930/1980".

Vítor Silva
Associação de Cidadãos do Porto

De: Rui Encarnação - "Gente séria é outra coisa!"

Submetido por taf em Domingo, 2012-03-11 23:01

Meu caro Tiago:

Não é erro. É a realidade de quem manda e usa o que é de todos como se fosse dele, apenas porque foi legitimado pelo voto a geri-la, mas sempre sendo de todos! Os actos traduzem a seriedade (a falta dela) e o despautério de quem, por ser preconceituoso, e viver algures nas trevas do PREC e do Pós-PREC, confunde opção política com cidadania e iniciativa!

Por fim, o direito de resistência (ainda para mais pacífica) perante violações da Lei – como é o caso de deixar degradar-se uma coisa pública e
geri-la de forma danosa, não viola a Lei. Tutela e protege o seu espírito.