2011-12-11
O AQUAVERDI TIME STORY é um grandioso espectáculo de vídeo 3D que conta a história do tempo e dos relógios, com fantásticos efeitos multimédia tridimensionais. Será a primeira vez que um espectáculo 3D desta dimensão é apresentado na cidade do Porto, sendo um presente que a relojoaria AquaVerdi oferece à cidade para assinalar a abertura da sua nova loja, no Palácio das Cardosas.
O evento está integrado no programa de animação de Natal da cidade do Porto e tem a sua primeira apresentação para a população no sábado, 17 de Dezembro, pelas 19h30. Haverá mais cinco projecções na mesma noite: às 21h00, às 21h45, às 22h30 e às 23h15.
Neste blog muito se tem falado de centralismo, de que muitas coisas são concentradas em Lisboa em detrimento do Norte, Centro, Sul e Interior. Segue mais um exemplo.
Terminou este mês um concurso externo aberto pela Direcção-Geral dos Impostos para o ingresso de 350 inspectores tributários. O edital de abertura indicava que o recrutamento era para os serviços centrais, regionais e locais, sendo que a inspecção está presente em todos os distritos do país. Surgiu agora a lista das vagas, sendo que são 320 para Lisboa, 15 para Santarém e 15 para Setúbal, o resto do país ficou sem nada, deve ser tudo boa gente que não necessita de ser inspeccionada!
É sabido que há necessidade de inspectores em todo o país, mas todos os 350 inspectores foram colocados numa área em que mora apenas um terço da população e claramente menos de metade das empresas. Continua-se a cometer o mesmo erro, não se percebe que apenas podemos sair da crise se todo o país se desenvolver, em vez de Lisboa se desenvolver em detrimento do resto. Ainda hoje surgiu a notícia de que em 2010 apenas Lisboa se desenvolveu acima da média nacional. Este é apenas mais um exemplo de um mau sinal para o futuro.
- LIGA-TE AO PORTO – Sê Solidário, Sábado 17 de Dezembro, sugestão da Fundação Porto Social: "No âmbito do Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, que este ano se assinala, a Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social e em associação com as instituições da cidade do Porto, promove acções de voluntariado a decorrer em simultâneo em todas as instituições aderentes a esta iniciativa."
- O Mercado - Especial de Natal, convite de Ana Campos Neto: "No próximo fim de semana, dias 17 e 18, decorrerá a segunda edição de O Mercado, desta vez dedicado especialmente ao Natal. O Mercado decorrerá no Palacete Pinto Leite, na Rua da Maternidade nº3 a 9 no Porto. Sábado O Mercado durará das 11h às 21h e no domingo das 12h às 20h. A entrada é gratuita."
- A não-cidadania #7 e Os desalinhados
- O alto preço das SCUT, sugestão de Rui Rodrigues
- Rui Rio concorda com a redução de freguesias
- Secretário de Estado da Cultura sugere que se pode pintar a barragem do Tua, sugestão de Rui Rodrigues: "A Ministra do Ambiente anda a passar a imagem que desconhecia o grave problema da barragem do Tua quando já tinha na sua posse, desde o mês de Agosto, um relatório duma empresa contratada pela UNESCO que alerta para os danos irreversíveis da barragem. Agora foi a vez do Secretário de Estado da Cultura ao fazer declarações surpreendentes. Era o mesmo que fosse autorizada a construção de um grande prédio na Serra de Sintra sem avisar a UNESCO para, de seguida, sugerir a utilização de tinta verde para disfarçar o dano causado na paisagem."
- Torre 5 do Bairro do Aleixo demolida
- Demolição da torre 5 em 10 imagens
- Implosão Torre 5 do Aleixo
- Aleixo: Paisagem mudou em menos de 10 segundos
- Implosão da torre 5 “foi uma operação técnica perfeita”
Ainda a propósito da privatização das Águas do Porto, o executivo propôs esta segunda-feira uma estranha operação de transferência de terrenos das centrais de Bonfim e Santo Isidro. Fê-lo logo após a aprovação da privatização. A operação levanta muitas questões paralelas, coloquei algumas ao executivo mas com visível incomodidade nenhuma foi respondida.
Envio em anexo a proposta e uma síntese das perguntas, também acessível no FB.
Num tempo de desesperança, Fando e Lis buscam um oásis chamado TAR. A solução para todos os problemas, excepto um… o caminho para si mesmo. TAR é um percurso que se faz ora no tempo, ora no espaço, quase sempre sem sair do sítio. Descobrem-se memórias mal esquecidas ao som da grafonola e discutem-se futuros promissores à sombra do guarda-chuva. O caminho para TAR, é ele um caminho para lado nenhum, ou será que...?
Esta é uma peça baseada na obra Fando e Lis, de F. Arrabal, com mais umas achas na fogueira para ajudar à revisita dos recantos mais sombrios da espécie. O tema principal nunca "demodé" é transformado pelo TUP e pela Inflama até ficar isso mesmo, Fora-de-Moda, numa apresentação que se propõe fazer o espectador deixar de expectar, para fazer aquilo que é suposto fazer, sentir.
Quando: 9 a 18 de Dezembro, às 22h
Onde: Pr. Coronel Pacheco, 1, Porto (Edifício ACE)
Reservas + Info.: 914310337 / tupporto@gmail.com
Pequena referência à nossa cidade e a Manoel de Oliveira no 20.minutes. Para que uns e outros não percam o foco das ligações. :-)
Cristina Santos
1 – A UNESCO no seu relatório (citado pelo jornal "Público"): "A barragem de Foz Tua tem um impacto irreversível e ameaça os valores que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como património mundial". Fim de citação. Este relatório resultou de uma visita da UNESCO em Abril. Foi concluido no fim de Junho e remetido ao comité ICOMOS que acompanha a UNESCO nesta questão em Portugal, que o remeteu para as autoridades portuguesas em Agosto, neste governo não-Sócrates... Passa Agosto, passa Setembro – o governo entretido a cortar direitos sociais – passa Outubro – o governo entretido a cortar direitos sociais – passa Novembro e entra Dezembro e finalmente este relatório é tornado público... (O governo estaria à espera que passasse despercebida esta bomba nuclear?)
2 – Para facilitar o trabalho ao governo (mais entretido em cortar direitos sociais que em governar o território), aqui vai o que é preciso fazer, facilito o trabalho deste atarefado governo.
O mais fácil:
- a) Agora é preciso parar as obras da barragem. (Segundo Joanaz de Melo - grupo ambientalista GEOTA - a concessão da barragem custou 50 milhões de euros.)
- b) Depois é preciso indemnizar as empresas em causa, EDP e MotaEngil (Segundo Joanaz de Melo, há-de ser cerca de 60 milhões de Euros em indemnizações às empresas. Este ambientalista defende que os custos futuros da barragem a pagar pelos Portugueses na factura da electricidade seriam de cerca de 2 biliões de euros. Ou seja, a longo prazo estamos a poupar 1.940 milhões de euros - 2 biliões de euros menos os 60 milhões de euros em indemnizações).
- c) Limpar toda a obra já começada. Remover todos os corpos estranhos entretanto construidos no território.
O mais difícil:
Com algum atraso, aqui ficam algumas referências.
- Este é o momento… e É preciso acreditar, sugestões de Paulo Santos da Cunha
- Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura, sugestão do Palácio das Artes / Fundação da Juventude
- "Depois do desfile dos Pais Natal... S. Nicolau, pois claro!", vídeo sugestão de Correia de Araújo
- PS/Porto denuncia incumprimento no negócio do Aleixo, sugestão de José Sousa: "Julgo importante a divulgação deste notícia junto dos leitores do blogue, visto tratar-se de um escandalo o "roubo" que este executivo fará à cidade entregando de mão beijada terrenos valiosissimos ao clã Lima!"
Olá,
escrevo-vos para solicitar a divulgação de uma acção que estamos a organizar no facebook para salvar a canforeira da Rua do Gólgota do Campo Alegre. Esta página tem como objectivo sensibilizar a Faculdade de Arquitectura do Porto (FAUP) a criar um perímetro de preservação em torno da Canforeira (Cinnamomum camphora) da Rua do Gólgota no Campo Alegre, um dos mais belos e centenários exemplares desta espécie oriental na cidade do Porto.
A FAUP tem lá, neste momento, o seu novo parque de estacionamento. Apesar de estar em bom estado sanitário e linda de se ver, a árvore apresenta incisões ligeiras no tronco e as suas raízes estão a ser prejudicadas por uma excessiva compactação do solo provocada pelos carros que por lá circulam.
Agradeço imenso a vossa ajuda.
Grande abraço
João Pedro da Costa
(residente e eleitor da freguesia de Massarelos)
A TV Globo acaba de passar no telejornal uma reportagem dedicada a esta escola do Porto, apresentando-a como o modelo a seguir no Brasil. Fiquei, naturalmente, muito orgulhoso. Um grande abraço de parabéns para todo o corpo docente.
Pedro Aroso
Brasilia, 11/12/2011
--
Nota de TAF: com a contribuição de vários leitores do blog, o post foi corrigido para indicar a escola correcta, que afinal é a da Vila das Aves, concelho de Santo Tirso, ainda no distrito do Porto. Aqui fica o apontador para a reportagem da Globo. Mais informação na Wikipedia. Obrigado a todos.
Caros,
Antigamente, quando estes eventos sucediam na Praça da República, dias antes a CMP trazia as guardas de segurança que eram progressivamente instaladas e faziam ver aos moradores e não moradores que no dia tal seria proibido estacionar. Para isso, era necessário disponibilizar recursos humanos para ir sem impacte procedendo progressivamente a uma tal alteração. Em países mais civilizados ainda são distribuídos panfletos a avisar, ou as redondezas são avisadas pelas autoridades para que palavra passe palavra. Agora não, mete-se apenas um C16 (discreto que ninguém vê pois durante 364 dias não existe) e, com isso, multa-se a torto e a direito – exerce-se poder!
De facto, para se exercer poder é preciso saber exercer poder. Só é “Senhor” quem pode, quem o é de facto, não é quem quer! É por estas e por outras que somos o país que somos! Está-se a verificar de facto uma mudança de atitude...
Obrigado, CMP pela eficiência de VEXAS!