2009-03-01
Sem tempo para ir às inaugurações em Miguel Bombarda nem à Essência do Vinho, aqui ficam algumas leituras:
- Incêndio destruiu prédio e propagou-se a edifício da secção do Tribunal de Trabalho
- Expressos do metro do Porto passam a ter término na Trindade
- E o decreto n.º 35.106 foi revogado!
- Parque de camiões de lixo no meio das Campinas
- Turismo: Desfrutar da cidade a baixo custo
Começo por salientar a todos o muito discreto, excelente e importante trabalho que o Vítor Silva tem andado a fazer com os podcasts. E que as suas gravações também deveriam ser disponibilizados por outras vias.
Estou a lembrar-me das dificuldades de comunicação com a FAP - Federação Académica do Porto. Todos gostamos de protagonismos, mas assim não se vai lá. Tem de haver maior cooperação entre todos os "opinion maker" e reconhecer o quanto aprendemos uns com os outros. Repito aquilo que me move. Há um legado no Porto e na Região Norte que nos foi deixado por quem nos antecedeu e temos de deixar bem vivo para os nossos descendentes, para mim, é para a Catarina e para a Carolina.
Saliento um parágrafo da notícia de hoje que explica como os decisores políticos actuam: "O Público apurou que para esta zona não está previsto nenhum investimento pelo que, para manter o actual serviço a Refer tem duas hipóteses: ou aumenta os custos na manutenção da linha ou impõe à CP uma redução na velocidade dos comboios. No limite, a manter-se esta situação, ficam criadas condições para que o poder político equacione o seu encerramento tendo em conta os elevados custos e a fraca procura. Uma situação idêntica à do linha do Tua..."
A forma de procedimento é-nos explicada. Não se investe, degradam-se as condições de oferta do serviço, a procura diminui, e depois encerra-se porque não há procura. E todos aceitamos a decisão, porque é um facto que só as moscas é que suportam a vibração da circulação ferroviária no Douro.
Mas a oferta é que a cria a procura... Qualifique-se, seja-se criativo e apelativo na exploração e a procura aparece como por milagre...
José Ferraz Alves
- Porto: incêndio em edifício da rua da Boavista já está extinto
- Imagens de vídeo amador mostram o início das chamas na rua da Boavista
- Chamas consumiram edifício de 4 pisos na Rua da Boavista
PS:
- Incêndio no centro do Porto atinge três prédios
- Porto: Incêndio na Rua da Boavista
- Rua da Bovista cortada ao trânsito até final do dia
Outros assuntos:
- Obras no Aeroporto Sá Carneiro com derrapagem de mais 98,8 milhões de euros
- Tribunal de Contas aponta boas práticas da ANA mas "não perdoa" erros e omissões
- Lisboa: Roseta sugere hotéis low-cost em património municipal
- Regionalização: Rui Rio contra debates em tempo de campanhas por risco de serem "inquinados" por "questões partidárias"
- O "não" à regionalização ontem em debate
- "Essência do Vinho" abriu hoje as portas no Palácio da Bolsa - ver www.essenciadovinho.com
- Grupo da Universidade Lusófona interessado na compra do antigo Matadouro Industrial do Porto
- Sugestões de Vitor Silva: Public services 2.0: How to implement and promote user-driven open innovation in public services e Tcamp Sessions
- Offtopic: já que Pacheco Pereira tem estado muito ocupado... e não publicou a minha resposta às afirmações que fez a meu respeito, permitam-me só deixar aqui o apontador para um post no meu blog pessoal - "Eu, Pacheco Pereira e as cabalas"
- Um programa eleitoral elaborado recorrendo à participação via Internet - excelente exemplo vindo do Bloco de Esquerda
- Carência profunda no apoio a idosos
- Pavilhão do Dragão quase pronto (vídeo)
- Projecto de recuperação da Praça de Lisboa foi reformulado e já entrou na câmara
- Professor da FAUP vence Prémio Secil Arquitectura
- Uma Casa da Música no porto de Leixões - sugestão de José Silva
- "O Metropolitano" por Paulo Pinho hoje, 5 de Março, pelas 21:15 em Bonjóia - sugestão de Raul Pina
PS - na Vanity Fair: Wall Street on the Tundra - Ainda não li o artigo todo mas, pela citação que vi no 5 Dias, desconfio que o autor esteve a ler o meu post "A emissão pirata de moeda" ;-)
Parece mentira, mas talvez não o seja. Afinal o excesso de informalidade traduz-se num desconhecimento e impossibilidade de determinação de quanto foi recebido, para quê e com que contrapartidas que, no final de contas, não permite sindicar, fiscalizar e apreciar se a actividade da empresa tripeira dos lazeres geriu bem os patrocínios e verbas que angariou, se os gastou bem nos eventos e iniciativas que promoveu ou não.
E o que é fantástico é que tudo isto acontece na égide e sob a supervisão de quem, como o Dr. Rio, se reclama de rigoroso, metódico, parcimonioso e prudente nos gastos dos dinheiros públicos e nas respectivas contas. Em qualquer empresa privada as contas da empresa dos lazeres seriam reprovadas pelos accionistas e instaurado inquérito para apuramento de responsabilidades.
Mas mais fantástico é sabermos que os 3 milhões de euros dos dois fins-de-semana gastos com carros são superiores ao que a CMP gastava para que o Rivoli funcionasse todo o ano, apresentando mais de 300 espectáculos por ano (nos quais se incluíam os tais de 30 espectadores e, também, o Fantasporto, a Maria João Pires, Sérgio Godinho, etc, etc, que, obviamente, tinham casas lotadas). Dinheiro que, pela amostra da vitalidade económica do Porto, pela continuidade das provas patrocinadas, bem como à enorme quantidade de turistas que nos visitam durante o ano para ver o local onde se realizam os circuitos, só se poderá considerar como racionalmente bem gasto. Mas, agora, talvez o Dr. Rio não pudesse afirmar o que afirmou em relação à Culturporto e aos gastos do Rivoli, pois com tanta informalidade nunca poderia afirmá-los já que não teria documentos que o comprovasse.
Uma última nota sobre as verbas do QREN para actividades culturais em rede. Será que o Porto pode candidatar-se a tais verbas? E será que vai candidatar-se? É que ainda não vi notícia sobre isso no Órgão Oficial - site - da edilidade...
- Via Nun'Álvares vai a concurso público até ao fim de Junho
- Nova avenida em concurso até Junho
- El Corte Inglès instala-se no Fluvial
- Rio vê "fortíssimas hipóteses" de concretizar o acordo do Parque da Cidade dentro de um mês
- A Agenda do Porto faz referência a muitos eventos que irão decorrer proximamente e que eu não tenho tido tempo de noticiar aqui, apesar de ter recebido informação sobre eles. Recomendo por isso uma visita a este blog, eventualmente por RSS, que com um leitor adequado torna mais simples a navegação pelos títulos dos posts.
- Ficam também as indicações de que amanhã começa a Essência do Vinho no Palácio da Bolsa e que Sábado há inaugurações em Miguel Bombarda.
- Amanhã prossegue o Ciclo de conferências sobre a Regionalização na Biblioteca Almeida Garrett
PS:
- "Tertúlia Paranhense": A Gestão do Aeroporto Sá Carneiro (com gravação em vídeo)
- Concentração frente à sede da Controlinveste, no Porto, apoia greve dos trabalhadores despedidos
- Porto coberto por rede de nova geração dentro de cinco anos
- Construtora DST investe 80 milhões em fibra óptica
- Relacionado com isto, escrevi alguns comentários antes
PS 2:
- Festival Intercéltico do Porto cancelado por falta de resposta da autarquia portuense - e não haveria alternativas que dispensassem apoios públicos?
- A CDU na Assembleia Municipal: a Junta Metropolitana, as “Casas do Património” e a destruição do Serviço de Limpeza
- QREN: Oito milhões de euros destinados à promoção de actividades culturais em rede
- Análise do Relatório da Auditoria Efectuado à Empresa Municipal Porto Lazer
- Rui Rio convida Ministro da Cultura para visitar a "Rua das Galerias"
- CMP aprova proposta da CDU sobre pagamento de rendas em atraso
O próximo podcast será com António Alves, uma pessoa que tem demonstrado o seu conhecimento sobre o sector ferroviário de forma bastante expressiva em variados artigos nos blogs Baixa do Porto, Norteamos e Maquinistas.
A minha ideia é, genericamente, rever um pouco as suas opiniões, bem como alguns posts relacionados com este tema que encontrei nestes e outros blogs, tentando limitar-me ao “mundo” ferroviário (e metro) do Norte, considerando Norte a região de Viana do Castelo a Aveiro, do Porto até Bragança.
Se alguém quiser contribuir com sugestões de perguntas ou temas a abordar deixe um comentário no blog.
--
blog.osmeusapontamentos.com
- CDU quer novas auditorias às contas da Porto Lazer
- Alunos do Mundo na Universidade do Porto (vídeo)
- Fantasporto 2009: Bill Plymton é o grande vencedor com “Idiots and Angels”
- A campanha #mrsPE (Marcelo Rebelo de Sousa ao Parlamento Europeu) - Movimento de cidadania (no qual participo) nascido no Twitter que prova a eficácia do uso da Internet, mesmo em Portugal, para a acção política. Há também o site www.marcelo2009.eu e a petição que em poucas horas já vai em 118 assinaturas. Possivelmente será a primeira campanha nascida no Twitter. :-)
A propósito desta notícia “Não há quem durma com obras na ponte” dá-me vontade de fazer uma perguntinha ao Metro do Porto:
Expliquem-nos devagarinho para ver se todos entendemos qual a razão das obras na Ponte, e se por acaso tem a ver com a velocidade estonteante com que o metro circula.
Alexandre Burmester