De: Francisco Oliveira - "Viver no Porto"
Caros participantes portuenses
Estranho muito o que alguns portuenses aqui escrevem. Dizem que gostam de viver no Porto mas só lhe encontram defeitos. É verdade que a cidade está velha, está despovoada e é suja.
Mas estar velha não é consequência de ser antiga)? Estar a despovoar-se não é um destino que acontece a todas as cidades? Ainda hoje de manhã ouvi na rádio TSF o presidente da Câmara de Évora queixar-se exactamente da mesma coisa.
Estar suja não é porque os portuenses, ou os portugueses são porcos? Será que o lixo nasce como as ervas daninhas? Ainda há dias vi na Praça da Liberdade andar uma equipa dos serviços de limpeza a varrer, a meio da tarde, e os empregados e clientes das esplanadas ali existentes a deitaram as sobras para o chão. E não fazem o mesmo os empregados dos cafés que limpam as mesas para o chão? Não fazem o mesmo quem põe o lixo ao lado dos contentores havendo espaço dentro dos mesmos?
E o Sr. Pedro Lessa apoia-se no que diz o Sr. Manuel Pizarro. Mas não é obrigação de um membro da oposição argumentar contra, mesmo quando não há toda a razão no que dizem?
Repito, não entendo estes amores portuenses.
Devo esclarecer que nasci em 1936 e vivo no Porto desde 1947. Vivi no centro até 1957 e desde aí em Paranhos, ao lado do Hospital Conde de Ferreira. E sinto-me bem. Gosto do meu Porto agora como sempre gostei antes.
O que tem Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Gaia melhor que o Porto? Shoppings? Construção densa, tão ao gosto de algumas pessoas? Daqui a dezenas de anos verão quantas "Vilas d'Este" vão existir. No Porto até o que é velho é bonito.
Saudações aos portuenses
Francisco Oliveira