De: TAF - "Freguesias, alguns apontadores e sugestões recebidas"
O que se passou há dias na Assembleia Municipal foi um tristíssimo episódio. O Porto podia ter conseguido ao menos um acordo minimalista mas muito alargado sobre as freguesias. Fundir as 4 freguesias do Centro Histórico era razoavelmente pacífico. Fundir Foz, Nevogilde e Aldoar também. Assim entregámos a outros a reorganização do nosso território por incapacidade de nos entendermos localmente. Resta-nos esperar que a Unidade Técnica, da Administração Central, tome uma decisão sensata.
Uma nota para o voto decisivo de João Luís Rozeira. Discordo totalmente dele no que respeita à fusão de freguesias. Ao contrário dele, acredito que Nevogilde sairia muito beneficiada de uma fusão com a Foz e Aldoar. Contudo, devo louvar a atitude de pensar pela sua cabeça e votar em consciência. Esta questão da reorganização territorial não estava incluída no programa eleitoral e a população de facto nunca votou sobre ela. Não havia por isso nenhum compromisso, nenhuma obrigação, dos eleitos para com o partido ou com os eleitores neste tema em concreto. Nestas circunstâncias, o dever de um autarca é seguir a sua consciência - esse sim é um seu compromisso eleitoral. Bem fez Rozeira ao votar como votou: respeitou os eleitores e prestigiou o PSD. Tivesse ele próprio e muitos outros tomado atitudes semelhantes noutros casos (lembro por exemplo o inqualificável corte do subsídio aos cantoneiros da Câmara), e a actuação da Administração Local teria tido outra qualidade.
- O mapa do Bairro das Artes
- A Amostra: Reabilitação no Porto, 13 e 20 de Outubro (e também Espaço Mira)
- Maratona do Porto unirá a cidade a Matosinhos e Gaia, 28 de Outubro
- Percurso do Urbain Trail Porto, no Sábado
- Câmara do Porto quer requalificar Túnel da Ribeira
- PCP propõe recurso ao QREN para requalificar Mercado do Bolhão
- Festival TRAMA' 2012 foi tramado pela crise - notícia recheada de apontadores
- XXVI FITU: Uma só noite, expectativas a dobrar
- Moradores da freguesia da Vitória interpretaram peça de teatro - vídeo
- Morreu Nuno Grande, fundador do ICBAS
- UP: Nuno Grande fazia jus ao nome que tinha
- A vida de 3 importantes jornais diários do Porto em livro
- Cortes no “Público” e na Lusa põem em causa informação regional - Discordo. Pelo contrário, pelo menos o corte na Lusa cria condições para esse serviço ser prestado por privados em regime comercial normal, sem a concorrência desleal da Lusa. Talvez os media do Norte tenham melhores hipóteses de sobrevivência se também puderem realizar, de forma rentável, o trabalho que era feito até agora pela Lusa.
- Conferência "Cafés do Porto - Século XX", Sábado às 15h15 na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, convite de César Silva
- Espanha continua aposta na rede ferroviária de bitola europeia e A nova ferrovia poupa energia sugestões de Rui Rodrigues
- UNESCO considera Barragem do Tua compatível com Douro Património Mundial
- A barragem do Tua
(Ainda há coisas pendentes para publicação, mas ficam para mais tarde.)
PS: Anda aí pelos jornais e nos debates internos do PSD uma polémica sobre a dívida da Câmara de Gaia, comparada com a do Porto. Eu não conheço os números nem tenho tempo para os estudar agora. Contudo, o valor que importa é o da dívida per capita e consolidada (ou seja, incluindo a câmara propriamente dita e também todas as empresas, fundações, etc. propriedade da autarquia). É esse que tem de ser equilibrado pelas receitas, também per capita e consolidadas. O resto é ruído ou pura má-fé. Há ainda que pesar o valor previsível de indemnizações que as autarquias correm sério risco de ser condenadas a pagar em tribunal por litígios principalmente na área imobiliária. No caso do Porto esse valor é alto (não sei em que medida já está ou não contabilizado nas provisões), no de Gaia não faço ideia.