De: Alexandre Burmester - "Pontes em cima, rio ao meio e barcos no fundo? Não enganem o Mundo."
É sempre a mesma coisa, fala-se muito e conhece-se pouco. Especialistas de “coisa nenhuma” é o que mais há neste País, onde todos os dias nos meios de comunicação se ouve o maior leque de palpites e disparates.
Quem prestar maior atenção aos projectos das pontes sobre o rio, teria percebido que o túnel proposto não interfere com a navegabilidade, a ponte de Massarelos e a ponte pedonal podem ter uma parte móvel para a passagem de barcos à vela. Situação esta que infelizmente ocorre muito poucas vezes por ano e que poderia acontecer muitas mais vezes, houvesse pontes e mais vida nas zonas ribeirinhas.
Quanto a custos é caso para dizer que sem investimento dificilmente se tem resultados. O que falta é imaginação e abertura de mentalidades. Há tempos propus uma ideia de ponte pedonal, que se concessionada poderia não ter qualquer custo para as autarquias. Ainda bem que não tenho qualquer engajamento político que me faça ver a sociedade e a cidade por um qualquer filtro partidário, vejo-a como Arquitecto e Urbanista de formação e custa-me, independente de Presidentes, Autarcas, candidatos e opositores, a inépcia e a inércia a que está sujeita. Ao menos alguns trazem ideias e discussões, outros nada...