De: Pedro Figueiredo - "Bolhão - Quantas vezes 20 milhões já foram arrecadados?"
A Câmara do Porto tem obviamente, hoje em dia, dinheiro em caixa mais que suficiente para recuperar no mínimo 2,5 Mercados do Bolhão e muito mais, se quisesse fazê-lo… - Quantas vezes 20 milhões de Euros (o custo orçamentado do actual projecto de reabilitação do Mercado do Bolhão) existem, por exemplo, no valor total de Património Municipal que a Câmara do Porto liderada pelo PSD arrecadou em cerca de 10 anos de funções?
1 - A resposta é: 2,5 vezes 20 milhões de euros arrecadados, só em 2006: «Em Dezembro de 2006 foi a “transferência” para um Fundo de Investimento Imobiliário de vinte e uma propriedades do município (terrenos e imóveis em que funcionam serviços camarários), avaliados, por baixo, em 45 milhões de euros (...)» Estes 45 milhões de euros poderia ter sido dinheiro em parte usado para reabilitar o Mercado do Bolhão (ah, mas a cartilha liberal não deixa…).
2 - Também faltava o ditador ter arranjado parte desses 20 milhões de euros para reabilitar o Mercado do Bolhão suspendendo – por exemplo - a participação (ruinosa) da CMP no negócio do Aleixo (são mais alguns milhões que poderiam ser usados pela CMP para reabilitar o Bolhão… ). Simples, não é?
3 - E claro, nunca ter posto 1 cêntimo em corridas de carros, em revistas de propaganda da CMP, etc. (mas a estupidez própria não deixa). Era mais dinheiro para engrossar os tais 20 milhões para recuperar o Mercado do Bolhão…
4 - Mas o ditador, com a lata que já lhe conhecemos voltou a “bater um côro ao pessoal“: “que não há dinheiro / que não há dinheiro”… Só há uma resposta digna para esse choradinho e que é: - ”Se não há dinheiro, arranje-o!”.
5 - As pessoas dignas cansaram-se de esperar. Neste momento, 20 anos passados desde 1992 – o concurso ganho pelo Arq.º Massena. 11 anos passados de mandatos em que o ditador só vendeu património, não investiu e arrecadou imenso dinheiro continuando a não investir… Vamos ser uma vez mais complacentes para com o Presidente da Câmara? Ele merece a nossa complacência? Outra vez? Não fomos já enganados várias vezes por ele? Seremos assim tão boas-pessoas? Ele merece ainda uma 5ª oportunidade de adiar uma vez mais fazer a sua obrigação de reabilitar o Mercado do Bolhão? Alterar uma vez mais o projecto – nem que seja para o embaratecer não implica um novo adiamento dos prazos – uma vez mais? – com as pessoas a morrer aos pedaços dentro do mercado e riscos eminentes de derrocadas e incêndios / curto-circuitos? Às senhoras do Bolhão eu recomendo invadirem a Câmara e só saírem de lá com o início das obras. Dinheiro não falta à CMP. O que falta eles nunca tiveram. Falta dignidade.