De: Daniel Rodrigues - "Mercado interno e oportunidades para jovens"

Submetido por taf em Terça, 2012-01-10 12:48

Caro José Ferraz Alves

Há muitas formas de criar imagens visuais para falar sobre os problemas que possam afectar o nosso país. No entanto, se quer utilizar uma imagem científica, seja rigoroso: posso garantir-lhe que o bosão de Higgs não foi detectado em Portugal, e que não houve qualquer forma de inquisição com o propósito de diminuir egos individuais. Se quem lhe disse o contrário foi o tal jovem do Porto, apenas lhe posso dizer que a bolsa de doutoramento foi bem recusada. O que disse é um dislate de tal ordem que me abstenho de fazer quaisquer comentários adicionais.

Adenda: A bem de esclarecimento dos leitores, e porque na leitura inicial não me apercebi que, além do dislate, há um erro sério no texto, o bosão de Higgs não é, de todo, "um substituto controlável da energia nuclear". É uma hipótese para uma partícula elementar do denominado "Standard Model", uma teoria que explica a interacção entre partículas subatómicas. O CERN dedica-se a pesquisa fundamental na área da física de partículas que inclui a, mas não está limitada à, descoberta do bosão de Higgs. Para quem quiser saber mais, pode consultar o site oficial (em inglês) ou explorar a wikipedia. Quem quiser saber mais sobre energias alternativas, poderá ler sobre o ITER, que é uma instituição, essa sim, dedicada ao estudo do processo de fusão nuclear, um potencial substituto da energia nuclear convencional (fissão).

Melhores cumprimentos,
Daniel Rodrigues
Openlab Staff @CERN

--
Nota de TAF: tal como o Daniel Rodrigues, também tenho boa opinião sobre a qualidade científica em Portugal do processo de selecção de bolsas de doutoramento. Aliás, se tivesse crítica a fazer, seria a de que é demasiado permissivo. O que não falta é gente convencida de que produz ciência, mas sem qualquer base minimamente sólida...