De: José Ferraz Alves - "Mercado interno e oportunidades para jovens"

Submetido por taf em Segunda, 2012-01-09 23:53

Montra

Ainda a propósito de desenvolvermos o mercado interno... A montra da "Por Vocação" de Pedro Caride, na Av. da Boavista. Um jovem formado em Marketing. Em vez de "BB Kings" ou de Catherine Deneuve, não seria preferível a aposta em jovens criativos que tornassem as montras do nosso comércio tradicional num museu aberto de arte moderna? Não conseguiríamos assim atrair mais pessoas e turistas para o centro das cidades? Em vez dos milhões na Loja do Turista no centro do Porto, não seria preferível empregar os nossos jovens nesta arte? Não tornaríamos as nossas cidades mais felizes e ricas?

É da necessidade, da escassez de recursos que nasce a inovação e não, apesar de ser sempre necessário, do oposto, ou seja, da abundância. "É apostando neste fator, no design, que a Europa se poderá distinguir de outras potências como a China" - Isabel Aguilera, Diretora da Indra. Temos os meios necessários para lá chegar, a educação e a tecnologia e algo que é gratuito, a imaginação.

--

As oportunidades para os nossos jovens, 30% desempregados

Para terem a noção do que os nossos responsáveis, Portugueses e Europeus, públicos e privados, fazem aos nossos jovens, a quem unicamente aconselham a emigrar: o Dr. Joseph Incandela é o responsável pelo Compact Muon Solenoid, que trabalha com o LHC, ou seja, o gigantesco acelerador de partículas que foi construído em Genebra por muitas centenas de milhões de euros, para tentar detectar o famoso "bosão de Higgs", a "Partícula de Deus", um substituto controlável da energia nuclear. Espera vir a revelar um achado não definitivo a tempo de um congresso na Austrália.

Hoje, 9 de Janeiro de 2012, um jovem do Porto, que já contactou todas as "grandes" empresas portuguesas e se candidatou a uma recusada Bolsa para Doutoramento, acabou de telefonar a este cientista a dizer que a partícula já foi detectada em Portugal e aconselhando-o a falar com o Director do CERN para rever toda a documentação por si enviada há dois anos. O nosso problema é vivermos novas formas de inquisição, por parte dos nossos responsáveis que não abdicam do seu poder e têm medo das mudanças. Mas têm a distinta lata de sugerir a emigração aos nossos jovens. Chega!

José Ferraz Alves
Secretário Geral Movimento Partido do Norte, O Partido das Regiões.