De: TAF - "Mais licenciaturas domingueiras, agora no PSD/Porto?"
Fui contactado por vários leitores d'A Baixa do Porto, na sequência destes posts sobre as próximas eleições na Concelhia do PSD/Porto, surpreendidos por Ricardo Almeida se apresentar como possuidor de duas licenciaturas, atendendo aos registos existentes na Faculdade de Engenharia da UPorto.
Tive o cuidado de confirmar que, de facto, a informação que lá consta aparentemente não é coerente com a dada por Ricardo Almeida no âmbito da campanha no PSD (e que eu próprio tive ocasião de testemunhar de viva voz num recente plenário de militantes). Atendendo à relevância pública do cargo a que se candidata, a forma mais transparente e leal de lidar com estas dúvidas é expô-las publicamente, informar Ricardo Almeida desse facto, e dar-lhe a oportunidade de aqui esclarecer ou desmentir o que eventualmente houver a esclarecer ou desmentir.
Este caso surge após outros anteriores: aquele em que ficou conhecido por "deputado voador" (inúmeras multas por excesso de velocidade que foram estranhamente arquivadas e em que a polícia e os tribunais não o conseguiram notificar); e também episódios muito pouco edificantes para os quais me alertaram como estando aqui relatados e que o próprio Ricardo Almeida só parcialmente desmente nos comentários que lá deixou. Em simultâneo com a publicação deste post, segue o seguinte mail para Ricardo Almeida, com cópia para Lino Ferreira, Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD/Porto:
"Caro Ricardo Almeida
Atendendo aos factos hoje relatados n'A Baixa do Porto, aqui manifesto a disponibilidade para publicar os esclarecimentos que pretenda eventualmente fazer neste blog público de que sou fundador e moderador.
Cumprimentos
Tiago Azevedo Fernandes"
--
Nestas condições, e mesmo que houvesse uma explicação razoável para tudo isto, o cenário mais benéfico para o PSD/Porto será o seguinte.
- 1) Ricardo Almeida retira a sua candidatura e a "facção Menezes" prescinde de apresentar outro candidato.
- 2) A "facção Rui Rio" desiste da ideia, já enfraquecida, de empurrar Paulo Rangel e também não avança com alternativas.
- 3) Paulo Rios reconsidera a sua opção de não se candidatar e surge como uma candidatura consensual, integradora, moderada, permitido-lhe continuar o bom serviço que tem prestado ao PSD como actual Presidente da Comissão Política Concelhia.
Anexo abaixo alguns dados relevantes para a análise desta situação.
PS: A resposta de Ricardo Almeida aqui.
- Registos na Faculdade de Engenharia da UPorto:
- Dados na newsletter enviada a militantes do PSD/Porto:
- Biografia na Assembleia da República