De: Alexandre Burmester - "Circuito da Boavista"
Também eu gosto de Desporto Automóvel e até o pratico.
Mas olhando para essa invenção do Circuito da Boavista, só quem não entende de Desporto Automóvel é que lhe poderá achar alguma graça. Não é à toa que os ainda circuitos urbanos existentes (Mónaco, Long Beach, Montreal…), são mantidos com grande profissionalismo e com “Lobbies” de muito dinheiro, que em nada se assemelham a esta pobreza de passeio de calhambeques. Para passeio, não é preciso circuito, e para corridas o que existe nem segurança oferece.
E como se nada disto bastasse, para fazer cair na “Real” este sonho bacoco e provinciano, ainda sou contra:
- -Ter que gramar com um pseudo circuito durante 715 dias, para poder “curtir” 15 dias de corrida. A Av. da Boavista merecia que o Sr. Rio parasse com o amuo e a mandasse arranjar. (Ou estará à espera que fique igual à montagem que o Metro nos vendeu?)
- -Passar duas semanas com o caos do trânsito interrompido, obrigando a muita gente do Porto e Matosinhos a ter que perder muitos minutos e fazer muitos quilómetros.
- -Ter que ouvir durante essas duas semanas um barulho ensurdecedor de motores, o que nem sequer é permitido por nenhuma lei do País.
- -Ter que continuar a assistir àquela apropriação do espaço público, pelas empresas organizadoras de eventos, com as suas tendas, bancadas “Notubo”, placares de publicidade, muitas cadeiras de plástico, e muito lixo à mistura.
Com esta mentalidade, bem que se poderia agora pensar em fazer da Av. Dos Aliados uma Oval do tipo de Daytona ou Indianápolis, e ainda se aproveitava para animar a Baixa.