De: Vânia Castro - "A propósito do túnel para estacionamento"

Submetido por taf em Quinta, 2010-04-08 17:33

Caro Pedro Bismarck

Temo que a sua visão dos moradores da Baixa do Porto seja uma ilusão que se calhar existe na sua cabeça e na de muitas pessoas. Não lhe levo a mal, e com toda a cortesia deixe-me esclarecê-lo. Tal como o Sr. João Faria, eu vim morar para a Baixa do Porto (Ribeira) há cerca de um ano. Vim precisamente para me poder deslocar a pé para qualquer lado, para estar próxima do centro histórico e porque sou apaixonada pela cidade do Porto e entendo que só a podemos melhorar se tantos outros como eu se sintam interessados em lá morar.

No entanto, eu trabalho na Maia, e o metro não é opção, porque é de superfície e demoro uma hora para lá chegar, o que não é comportável. Desta forma, tenho de usar o carro todos os dias para me deslocar de e para o trabalho. Para além disso, é óbvio que as famílias precisam de um carro para se deslocarem por motivos de lazer e não só. Eu estaciono o meu carro todos os dias ao pé da Alfândega, esse "santuário" de estacionamento sem parquímetro. Se quiser comprar uma avença para um parque tenho de desembolsar cerca de 30€ (parque da Alfândega), sendo que nos parques subterrâneos o valor é maior. Ora, como deve saber, a maioria das famílias que vive em S. Nicolau, Miragaia e Sé infelizmente não pode pagar esses valores. E os que pensam em voltar para o Porto, se não tiverem alternativas de estacionamento para os carros, não voltarão. Ou seja, deixe-se os moradores mais pobres estacionar nos lugares sem parquímetro e criem-se opções de estacionamento para os restantes.

Penso que é sensato pensar-se em alternativas de estacionamento para fixar residentes no centro histórico, principalmente famílias. As crianças são cada vez menos, a cidade está a ficar velha. Se é em túnel, ou não, isso é outra questão que deve ser debatida pelos que percebem da matéria.

Finalmente, gostaria de deixar uma palavra de apoio à SRU que é constantemente criticada. Pode ter defeitos, mas se não fossem eles, ainda nada tinha sido feito. Eu já lá fui algumas vezes, porque gostava imenso de tentar a reabilitação de um prédio no centro histórico e fiquei muito bem impressionada. Infelizmente em Portugal toda a gente critica, mas depois não fazem nada. Os senhores que por aqui andam n'A Baixa do Porto a mandar uns "bitaites" já pensaram em investir na reabilitação da cidade? Fica a sugestão :) Para já eu ainda só mando bitaites! Mas tenho um sonho...