De: Cristina Santos - "Rui Rio e a Regionalização"

Submetido por taf em Quarta, 2010-02-10 17:16

A cada dia que passa, o Governo nacional reforça a posição e o valor de políticos como Rui Rio, sem que Francisco Assis precise de abordar sequer o assunto. As regiões a Sul estão saturadas de suportar o peso cadavérico do Norte e provavelmente o Governo nacional, apoiam quase de certeza a regionalização independentemente dos protagonistas, o problema está em regiões como Minho, Trás-os-Montes, mas até nessas Rui Rio é apreciado, tem sabido manter uma imagem daquilo que se pretende de um político, pouca presença, pouco peso e custo mínimo.

E nós, Porto, devíamos ao momento estar orgulhosos, é um mérito quando o país se afunda em contos do vigário, em escândalos e dívidas, aqui no Porto mantermos a nossa idoneidade. Espero, enfim, que não surja algo que me obrigue a engolir a frase que acabei de escrever. Mas ao momento o Porto é um exemplo a nível nacional. E todos juntos podemos efectivamente reclamar a Regionalização, não há melhor hora que esta para saltar ao leme do navio desgovernado, e rumarmos com o país para as regiões, para o Norte, para o que é efectivamente nosso e está ao abandono, sempre centrados na Europa que está constantemente a avisar-nos do péssimo rumo que levamos e nós, como os países de 3º mundo, insistimos em ignorar avisos concretos e amigáveis.

Não podemos tolerar mais que conversas de favela e entretenimento de tristes continuem a liderar a agenda deste país. Há que agir, e o Norte pode fazê-lo. Se o não fizer é com certeza o primeiro a morrer afogado. E temos tudo, inclusive político com imagem e posição para avançarmos para a regionalização.
--
Cristina Santos