De: TAF - "Desplante"
Estive a ler, agora em papel, a tal notícia:
«(...) a propósito do tema da Regionalização, Francisco Assis faz a afirmação da tarde: "Rui Rio pode ser o candidato comum para a região". Depois de breves segundos de silêncio, ouviu-se um Aguiar-Branco concordante. A amizade entre os dois sociais-democratas é bem conhecida, mas a repentina admiração de Assis por Rio era inesperada. "Ele é muito popular em Lisboa, e isso seria bom para uma futura região a Norte", explica o socialista. O líder da bancada do PSD justifica essa popularidade com o facto de Rio "ter feito uma separação clara entre política e futebol".»
Depois de tudo o que Assis disse de Rio a propósito da Câmara do Porto, depois da recente campanha autárquica do PS em que se afirmou o que todos sabemos, afinal Rio é agora uma boa opção para a Região Norte do ponto de vista do PS. Faz lembrar a posição equivalente da actual Direcção do PSD ao apoiar Vítor Constâncio para o Banco Central Europeu.
Isto confirma duas coisas.
- 1) Eu tinha razão ao afirmar ser possível um acordo PSD/PS no Porto. Imaginei-o com Artur Santos Silva como candidato comum à Câmara. Nunca me passou pela cabeça que um consenso viesse eventualmente a ser em torno de Rui Rio (neste caso para a região).
- 2) Esta política e estes políticos envergonham o país. É preciso mudar, urgentemente.