De: José Ferraz Alves - "A ANJE e o Empreendedorismo"

Submetido por taf em Quinta, 2010-01-21 23:52

Na sequência de uma conversa com jovens filiados em associações de estudantes e de partidos políticos sobre a questão do empreendedorismo, da apresentação por Miguel Seabra do HUB do Porto e da forma como Sérgio Castro dos Trabalhadores do Comércio vê este tema nas indústrias criativas, na minha última entrevista José Fontes, Coordenador do Empreendedorismo, apresenta qual a posição da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários. Eu acredito fortemente que o empreendedorismo pode ser aprendido e desenvolvido a partir da participação dos jovens em movimentos associativas e em intervenções como o voluntariado. Por isso coloco muita esperança em conseguir passar esta mensagem com o forte contributo, na próxima 3.ª feira, 26.01, de Sónia Fernandes, Fundadora da Escola de Voluntariado Pista Mágica. As respostas para os actuais problemas têm de ser diferentes.

José Ferraz Alves

PS - Tiago, completamente de acordo com a aceitação pela Região Norte desse desafio de se assumir como a Região Piloto. Sempre foi esta a perspectiva que me levou a abraçar o projecto de criação de uma Associação para a Regionalização, Norte-Sim. Pretendo causas concretas e não mais debates teóricos sem qualquer ligação à vida prática, ou respostas a pedidos de explicações que só demonstram pouco se ter aprendido do que é realmente a vida em sociedade.

Por entender que são necessárias coisas concretas e não mais filosofias sobre os direitos dos diversos estratos sociais, daí o também reiterar o meu apoio ao que Maria Augusta Dionísio tem aqui expresso sobre o problema, que tem de ser resolvido com a maior dignidade e humanismo, das pessoas que moram no Aleixo. Aliás, informo-a que na próxima 5º feira, 29.01, vou reunir-me com a Associação de Promoção Social do Bairro do Aleixo para analisarmos o que podemos fazer. E desejo a continuação das maiores felicidades a todos os que têm emprego e conseguem pagar os seus impostos, seja em Portugal ou na China, e os votos de que um dia todos consigamos ter rendimentos para pagar impostos.