De: José Ferraz Alves - "Os idosos do Aleixo e o projecto de uma rede de unidades geriátricas sociais assistidas"

Submetido por taf em Segunda, 2010-01-18 18:39

Cara Maria Augusta Dionísio

Deixo-lhe uma pequena sugestão, para a qual estou disposto a colaborar. Com o envolvimento da Direcção da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, caminharia para um compromisso com a Câmara do Porto, em que seria encontrada uma solução nos próprios terrenos do Aleixo, pela construção nova ou reabilitação de uma das actuais torres, para fins de assistência residencial aos moradores idosos e doentes, projecto a ser promovido e gerido no mesmo contexto das unidades residenciais a construir.

Este modelo de construção de unidades de apoio aos idosos deverá servir de projecto piloto para avaliação de posterior réplicas nos restantes bairros sociais da cidade, porque é a forma mais digna da vida se despedir dos mais idosos, no local e com os que sempre conheceram, para além de permitir uma disponibilização extra de espaços que ficariam livres, nomeadamente para albergar a população de sem-abrigos da cidade. Sinceramente, estou a ver quem vai comprar as novas residências neste local a vir, inevitavelmente daqui a alguns anos, a querer também transferir-se para essa nova Unidade Geriátrica de Assistência. Por vezes esquecemos que a probabilidade de virmos a ser idosos é muito elevada!

Também não pretendo dar lições a ninguém, mas parece-me que se a limpeza e gestão dos espaços dos bairros sociais fosse deixada a equipas de trabalho, remuneradas, dos seus próprios habitantes, muitos dos actuais problemas apareceriam auto-resolvidos.

Cumprimentos
José Ferraz Alves
--
Nota de TAF: Neste momento há um contrato assinado com a empresa promotora que venceu o concurso, e portanto dificilmente seria agora viável um acordo com outros contornos. Contudo, concretizando-se a minha suspeita de que este contrato não vai ser concretizado, quem sabe se esta sugestão não poderá afinal vir a ser considerada. ;-)