De: TAF - "Eu sei que as perguntas são chatas..."
... mas são necessárias, caro Francisco. Avançar apaixonadamente para a Regionalização, sem ter os pés bem na terra, é contraproducente. O chumbo no Referendo da última vez ainda não nos ensinou isso? Sem tempo para uma resposta completa, aqui vão só algumas notas.
1) Acho fantástica essa capacidade para falar um nome de um "colectivo virtual":
- - "os proponentes da Associação para a Região Norte dizem que querem as regiões administrativas com as competências definidas por lei"
- - "Todos os regionalistas que escrevem em todo o lado dizem que querem o modelo das cinco regiões e, ainda que prefiram outro, preferem que haja cinco regiões a não haver nenhuma."
Sendo assim não deve então ser difícil colocar preto no branco, formalmente, a proposta da Associação (já está constituída?), com um nível adequado de detalhe. Por que se espera?
2) É-te impossível aceitar que a Regionalização (no teu modelo) não é a única via para o desenvolvimento do Norte? E que há quem esteja convencido de que existem outras opções melhores? (Pronto, já sei que todos os que sabem do que falam acham que não, e só eu e mais meia dúzia de almas ingénuas é que temos o desplante nos interrogarmos sobre o assunto, pelas razões que têm vindo aqui no blog a ser explicadas.)
3) Sentes-te confortável em obrigar alguns concelhos a fazer parte da Região Norte, quer eles queiram quer não?
4) Por último, para mim o maior mistério deste processo de criação de uma associação: algum dos proponentes já falou com o Regiões Sim antes de fundar uma nova estrutura, para ver se há compatibilidade de interesses? Se não, porquê? Se sim, o que é que não funcionou? Afinal não querem todos o mesmo? ;-)