De: Francisco Oliveira - "Trânsito na Praça da Liberdade"

Submetido por taf em Sexta, 2006-07-21 10:49

A propósito do escrito pelo Sr. Luis Sousa e porque na última quarta-feira fiz a pé todas as ruas que ficam no interior do quarteirão Praça, Almeida Garrett, Flores, S.Domingos, Belomonte, Taipas, Cordoria e Clérigos, pude também verificar que neste momento há realmente muito trânsito no arruamento sul da Praça da Liberdade. Mas não fiquei muito preocupado porque também verifiquei que tal é devido às obras na Praça Almeida Garrett e pareceu-me que quando tudo pronto haverá fluência e parecerá que haverá menos trânsito.

O que me assustou foi o estado de degradação geral de todo o edificado naquele quarteirão. Eu sempre conheci como velhas as ruas de Belomonte, S.Miguel (eu tenho ideia de que já foi nesta rua o Arquivo de Identificação), S. Bento da Vitória, de Trás, Caldeireiros, etc, mas realmente nada foi feito durante mais de meio século ou mesmo mais. Não acredito que seja possível recuperar tudo, mesmo em meio século, e menos acredito que volte a haver tanto morador para encher tanta casa, já que as pessoas se vão aproximando dos seus locais de trabalho ou de maior oferta deste, e não vejo que incentivos possam ter para fazerem o contrário.

Quanto a zonas só para peões, é preciso muito cuidado para estabelecê-las. Santa Catarina melhorou muito com o estacionamento no Via Catarina e nos Poveiros. O mesmo aconteceu em Brito Capêlo, Matosinhos, depois dos estacionamentos que foram feitos nas proximidades. O Porto não é uma grande capital europeia como Londres, onde quem quer ir de carro à baixa até tem que pagar uma portagem. Somos pobres e somos pequenos como país e como cidade.

Saudações
Francisco Oliveira