De: TAF - "ANÚNCIO: Precisa-se de militantes com urgência"
Cheguei agora de um plenário da Concelhia do PSD/Porto. Santa paciência... Isto é de certeza igual em todos os partidos, não tenho dúvidas:
- - pouca gente em termos absolutos;
- - debate político próximo de zero ("político" de "Política" - ideias, projectos, propostas);
- - fazer com que o partido cresça e ganhe é um objectivo em si, em vez de ser uma consequência de boas propostas e da sua eficaz transmissão aos eleitores;
- - aparecem sempre pequenas questiúnculas pessoais (vulgo "peixeirada"), que quase fazem esquecer a boa-vontade que realmente existe em muitos militantes;
- - vozes eventualmente menos consensuais são ouvidas com desconfiança;
- - insiste-se em não dar valor aos sinais de alarme que vão surgindo relativamente ao divórcio do partido em relação aos interesses da população, ou pelo menos de parte dela, especialmente a nível nacional.
Do lado do PS, olha-se para o novo Governo e vê-se apenas mais do mesmo: gente que está convencida de que é o Estado que vai conseguir resolver os problemas do país. Por isso volto a insistir: é preciso que apareçam mais militantes, muitos mais, em todos os partidos. Só com uma radical renovação se consegue fazer Portugal mudar de rumo sem desistir da Democracia. Nem sequer os potenciais sucessores da líder do PSD parecem ter assimilado completamente a urgência de sangue novo nas bases. O caso é grave e não está a ser tratado pela sociedade como tal.