De: Diogo Lencastre - "Metro no Parque da Cidade"
Nuno,
A possibilidade de sermos razoáveis sobre o tema não é uma hipótese a pôr em cima da mesa?
Honestamente, parece-te realizável a opção que colocaste de o actual viaduto ser destinado apenas a transportes públicos, e todo o trânsito oriundo de Matosinhos Sul ser desviado para outros acessos da cidade? Eu digo-te sinceramente que a meu ver se fosse feito ias ter uma revolta em Matosinhos e no Porto. Já sei que, na tua visão, se toda a gente viesse de transportes públicos os problemas ficariam resolvidos. Pois é, só que a realidade é distinta, e grande parte não anda. Estás a ver quem compra habitações de 500 mil euros e de um milhão (que é quanto custam os andares em Matosinhos Sul), a deixar o seu Mercedes, BMW ou Q7 na garagem e a vir de metro ou de autocarro. Pois, também me pareceu que não estavas.
Vais-me falar em sustentabilidade ambiental e outras coisas mais. Eu desloco-me diariamente de metro para o Banco (e deixo o carro na garagem), mas sei qual a cultura instalada da viatura própria. Não estou aqui a defender seja que solução for, apenas que me parece fácil colocar entraves. Não estudei o tema para poder ter uma opinião abalizada como muitos de vocês têm.
Mas se vier a ser necessário criar condições para que o metro possa atravessar o Parque da Cidade, meramente numa opinião de leigo, acho que ambientalmente e esteticamente o mal menor é fazê-lo junto ao actual viaduto. Alguém sabe se foi estudada a possibilidade técnica de alargar o viaduto já existente, criando uma nova faixa de circulação reservada ao Metro? Não pode tal ser feito utilizando a faixa para circulação de peões (com um eventual alargamento)? Não foi esta a solução encontrada para a 3ª faixa da Ponte da Arrábida...
1 AB
Diogo