De: Luís Filipe Pereira - "Elisa Ferreira - A confusão continua..."

Submetido por taf em Quinta, 2009-05-14 18:22

O desmentido da Elisa Ferreira (que reproduzo abaixo num email recebido da sua candidatura) não altera as questões de fundo:

1 - O problema não se resolve com esta correcção, dizendo que o que de facto se disse foi que o dinheiro para a recuperação dos bairros "é do Estado, é do GOVERNO SOCIALISTA (e não do PS)". A questão é que o dinheiro não é do PS, nem do Governo, nem do Presidente da República, nem dos deputados, nem da Assembleia da República, nem da Câmara Municipal, etc, etc, etc. O DINHEIRO É NOSSO (CONTRIBUINTES), SÃO OS IMPOSTOS QUE NÓS PAGAMOS! Como tal os detentores dos cargos públicos devem prestar contas aos contribuintes. Por outro lado, e para alguém como a EF que defende, e bem, a regionalização, o que fica implícito é que no limite a Gestão Autárquica é perfeitamente irrelevante, porque no final de contas o dinheiro é do Governo. Ora se é assim porque é que ela se vai candidatar a um lugar que não tem qualquer tipo de poder executivo e decisório. Isto é uma questão de escolha política de decisão de investimento.

2 - A justificação para o "vou assinar e já volto" parece-me insustentável. Ou ela se candidata a uma coisa ou a outra. Na minha opinião é uma questão de coerência. É estar com um pé num lado e no outro. Não é, por exemplo, uma situação comparável com a da Ilda Figueiredo (V.N.Gaia), uma vez que os dois cargos (deputada europeia e vereadora) são acumuláveis e as pessoas sabem que ao votar nela, ela vai cumprir esses mandatos. O que o TAF diz não é totalmente descabido, no entanto uma coisa era a EF candidatar-se à CM Porto e no caso de não ser eleita, posteriormente candidatar-se ao Parlamento Europeu ou a Assembleia da República ou à Presidência da República, outra coisa é a candidatura ser simultânea. Não é leal para com os eleitores nem para com as funções em questão. Pode-se dar as voltas que quiser mas isto é incontornável.

Cumprimentos,
Luis Filipe Pereira


--
From: Cristina Guerra
Sent: quarta-feira, 13 de Maio de 2009 22:40
Subject: Elisa Ferreira - Desmentido

Caros amigos,

Teremos de viver com notícias falsas ou distorções da verdade durante a campanha. No entanto, citarem-me dizendo que o dinheiro da recuperação dos bairros "é do Estado, é do PS" como publicitou o JN no passado dia 9 é excessivamente grave.

Felizmente tenho a gravação do que disse: nunca falo do PS, apenas (duma política ....., fica implícito) do "Governo Socialista", o que faz toda a diferença, e é verdade. A jornalista propôs-se fazer ela a correcção e acabou por sair nos termos que anexo e vou dar o assunto por encerrado, pelo menos até ver.

Já agora, quando ao "vou assinar e já volto", de facto se for eleita a 11 de Outubro terei estado por pouco mais de um mês no novo parlamento depois de instalado (depois das férias de Agosto, até às autárquicas, haverá uma única sessão plenária e uma "mini sessão") o que, realisticamente não permite que me comprometa a fazer nada de visível (relatórios, propostas, etc.); foi este o espírito e enquadramento da minha frase. Claro que se correr mal no Porto (cenário que não quero discutir agora) poderão todos continuar a contar com o meu trabalho profissional e determinado durante os cinco anos; mas hoje não é esse cenário que quero discutir....

Obrigada por poder contar convosco!

Um abraço a todos e até dia 16 às onze na nova sede!

Elisa Ferreira