De: TAF - "Novamente o Porto no RCP"
Agora, em FM 90.0, sobre os riscos de incêndio. Se bem que a emissão esteja com falhas, e por vezes se perca o sinal. Mas agora parece ter recuperado.
A melhor prevenção para os incêndios é ter o espaço habitado e os imóveis em boas condições. :-)
Sugestão: Desregulamentar! O legislador, na ânsia de servir de "encarregado de educação" do cidadão (obviamente irresponsável e inconsciente...), tenta prever de forma exaustiva toda e qualquer asneira que se possa fazer. Com isso produz um volume enorme de regras, tantas vezes desadequadas para situações específicas, que ninguém consegue ler nem perceber completamente. Isso acaba por impedir a recuperação e a revitalização da cidade, tendo o efeito exactamente contrário ao da (boa) intenção inicial. Já tenho defendido uma lógica de certificação opcional, e não de obrigação.
Outra sugestão: maior colaboração em tempo útil entre a Câmara e os privados para a utilização/rentabilização de espaços na cidade. Eu tenho tentado isso com este caso da Lada (onde poderia envolver as pessoas que em simultâneo comigo lá adquiriram apartamentos, em colaboração com quem já lá estava) pensando integradamente no espaço privado e no espaço público, mas a demora na resposta da autarquia (ou das empresas municipais) é tanta que nesta altura sou obrigado a desistir do plano inicial...
A propósito:
- Hipótese de fogo na zona histórica do Porto aflige autarcas
- Protecção Civil está a preparar um plano especial para a zona histórica
- Números do vazio
- Zona Histórica à prova de fogo
Outro assunto: Pista de aviões cortada ao meio por uma vedação