De: Rui Valente: "O Norte, e o maldito Futebol"
Caro José Silva,
Li o seu post transcrito na "Baixa do Porto" cujo teor me deixou meio perplexo. Se por um lado critica (com razão) o «SUEVO» pelas ideias xenófobas que ele defende, por outro lado critica (já sem tanta razão) também as suas ideias separatistas.
Ora aqui, se quisesse ser coerente, já não o teria criticado. Porque sabe que os grandes "lavradores" de sementes "suevas" foram e são todos aqueles que, de Abril de 74 para cá, reduziram o país a Lisboa, ou seja, os nossos ilustres governantes. Queixe-se das causas da doença não dos doentes. Ao considerar o futebol responsável pelo alheamento das pessoas da situação degradada do Norte, está a enganar-se, porque ao contrário do que imagina o futebol tem servido para abrir os olhos a muita gente, incluindo o que estão agora fazer ao FCP.
Ou pensa que só as pessoas que não ligam ao futebol estão conscientes do que se está a passar? Então acredita mesmo que só quando o FCP deixar de ganhar campeonatos durante 10 anos é que o Porto despertará para a realidade? O problema não será outro? Não se chamará antes, comodismo? Crises de liderança? Políticos carreiristas? Autarcas medócres? Créditos para férias pascais no Brasil a desempregados? Peneiras corporativistas? Falta de união? Pode ser tanta coisa, e o meu amigo só vê o mal no futebol.
Abra os olhos José. E, já agora, veja logo o Setúbal - Futebol Clube do Porto que é capaz de ser um bom espectáculo. Olhe, eu vou ver.
Um abraço
Rui Valente