De: Pedro Aroso - "Apelo ao suicídio"
Para quem não sabe, eu e o Eng.º Paulo Espinha integrámos a equipa responsável pela elaboração dos Planos Directores Municipais de Cabeceiras e Celorico de Basto, no princípio dos anos 90. Daí nasceu uma grande amizade, que mantemos até hoje. No entanto, eu que sou um antitabagista militante, já nessa altura passava a vida a "dar-lhe nas orelhas" por não dispensar a maldita chupeta, lembrando-lhe que, mais cedo ou mais tarde, iria pagar a factura.
Infelizmente, não foi preciso esperar muito tempo para que o Zé Paulo (10 anos mais novo do que eu) tivesse que fazer uma traqueotomia. É certo que o JP, que é como habitualmente o tratamos, até brinca com isso, apresentando-se hoje como o homem que tem o maior piercing no pescoço, em toda área metropolitana do Porto.
O meu pai costuma dizer que um fumador é alguém que optou pela via do suicídio lento. Eu, que votei sempre a favor da lei da IVG e defendo a legalização da Eutanásia, também respeito aqueles que escolheram o "suicídio lento", mas com uma ressalva: Pensem nos mais novos e não os arrastem consigo!
Pedro Aroso
PS: Aproveito a oportunidade para daqui enviar um grande abraço ao Zé Paulo Espinha, com a citação de um verso do Fernando Pessoa:
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência".