De: João Medina - "Eléctricos grátis - uma boa ideia"
Fiquei muito entusiasmado com a proposta aqui apresentada em que se defendia que no mini-circuito da Baixa, a inaugurar brevemente, os eléctricos viessem a ser gratuitas.
Concordo em absoluto que os eléctricos, sendo gratuitos, iriam ter a função que as escadas rolantes têm num "shopping", contribuindo de sobremaneira para a dinâmica da Baixa da cidade. Seriam o elemento-chave para facilitar a mobilidade, sobretudo por unir as cotas altas dos Leões / Cedofeita e Batalha / Santa Catarina. Por si só, o eléctrico gratuito iria ser um factor de atracção, não apenas para os turistas, mas (tão ou mais importante) de clientes para o comércio nesta zona da cidade. Não tenho dúvidas que o facto de existir um bilhete e um custo (independentemente do valor) funciona como inibidor da sua utilização.
Além do mais, podemos constatar que não estamos a falar de "abdicar" de uma receita de um valor significativo. Fazendo umas contas rápidas: com 2 eléctricos por hora, durante 15 horas por dia, a transportar uma média de 15 pessoas pagantes, com um bilhete de 80 cêntimos, obtemos um valor próximo dos 10.000 Euros mensais. Creio que com o aproveitamento adequado dos eléctricos como suporte publicitário (ainda por cima com um maior número de passageiros por serem gratuitos) se poderão vir a obter receitas bastante mais interessantes.