De: Pedro Aroso - "A minha proposta para o perfil da via Nun'Álvares"
Caro António Alves
O seu post resume, em poucas linhas, um ponto importante daquilo que o grupo de trabalho criado pela Junta de Nevogilde tem vindo a defender em todas as suas reuniões. Embora ainda não haja um consenso sobre o perfil da via Nun'Álvares, a minha proposta (ver figura anexa) prevê uma solução próxima daquela que podemos encontrar na Av. da República, em Matosinhos, ou seja:
Passeio: 2,5m (mínimo).
Este valor tem em conta os estrangulamentos que se verificam no cruzamento com ruas perpendiculares existentes (Crasto, Molhe, etc.), podendo por isso aumentar, consoante a especificidade das situações.
Estacionamento: 2,5m
A modulação do layout do estacionamento será feita com árvores, como de resto também acontece na rua Marechal Saldanha.
Faixa de rodagem: 3,5m
A existência de uma única faixa de rodagem desincentiva velocidades elevadas. A via marginal, entre o Passeio Alegre e Massarelos, é um bom exemplo desta opção.
Corredor Transporte Colectivo: 9 a 10,0m.
A exemplo daquilo que se verifica actualmente na Av. da Boavista, numa primeira fase poderiam circular autocarros neste corredor. Mais tarde, estes veículos seriam substituídos pelo Metro de Superfície.
A largura total é de 27,0m, ou seja, menos 10 do que aquela que foi apresentada na última versão do Eng. Jorge Carvalho. Recordo que, na anterior, era de 45,0!!!