De: João C. Costa - "A Baixa do Porto, Metro do Porto - Linha da Boavista e o Túnel do Marquês"
Por coincidência neste assunto, que tem vindo de novo a ser tratado n'A Baixa do Porto, e agora que tudo parece já estar resolvido a contendo do interesse do actual Presidente da CMP, venho acrescentar um exemplo implementado em Mérida e que tenho defendido várias vezes, sempre com base numa sentença minha aplicável a esta comparação: "metade do tempo por metade do custo".
Esta expressão não é nova porque a tenho defendido sempre relativamente a esta questão: a comparação do investimento necessário para a construção da linha da Boavista comparada com uma solução de transporte público, não poluente, com troleicarros é resumida a essa conclusão.
Evidentemente que não estou a entrar com a premissa de que existe um estrangulamento na linha da Senhora da Hora, já que desde a Tertúlia do Guarany sobre este tema em que esteve presente o Prof. Oliveira Marques, já ninguém consegue sustentar que a sua resolução passa pela construção duma solução que resolve apenas parte do problema. São apenas os decisores a sustentar este raciocínio. Muito menos estarei a considerar o investimento feito na suposta preparação das infra-estruturas de parte da Avenida da Boavista e que conhecemos até agora como tendo sido realizadas a pretexto do Circuito da Boavista.
Por isso e porque realmente uma imagem vale mais que mil palavras, aconselho a visita ao sistema de troleicarros de Mérida na Venezuela com fotografias de Gerardo Sanchéz, que apesar de ter a sua construção muito atrasada e incompleta, não será difícil transpô-lo e visualizá-lo na nossa Avenida da Boavista, em corredor segregado.
Já agora e depois do post de Correia de Araújo a propósito da inauguração do Túnel do Marquês, tive de lá passar hoje em direcção ao Carmo e a palavra que me passou pela cabeça também termina em "...anos" mas não foi provincianos, mas sim matarroanos! Pareciam os mesmos que há 40 ou 50 anos fizeram piqueniques no separador central da auto-estrada para Sintra, o actual IC19! Caramba, afinal é só um Túnel...!
E ainda já agora, um abraço ao Tiago por este aniversário d'A Baixa do Porto. Sem ela, onde poderia eu escrever ?
João Carvalho e Costa
joao.ccosta@oniduo.pt