De: Pedro Lessa - "Processos"
No seguimento do post de FRAntunes, é de facto notável que, a ser verdade, a Direcção Municipal de Urbanismo (separo o resto da Câmara, note-se) tenha conseguido agilizar todos os seus procedimentos no sentido de não deixar nada atrasado. Terei de indagar junto de alguns colegas se assim é de facto, depois de me terem contado verdadeiros imbróglios assim como abusos de poder (na minha óptica) a que foram sujeitos. Como todos nós aqui constatamos, através das intervenções do Sr. Vereador, cedo percebemos que, pelo menos a nível de atitude, a situação só poderia melhorar.
Não conseguindo resistir à ironia, também não terá contribuido para esta boa situação aquele belo exemplar de PDM e também o grande desinteresse de alguns promotores, reflectindo-se na diminuição de processos que deram entrada, comparando com outros anos?
Passe a ironia, eu também já tinha notado uma diferença comportamental por parte dos técnicos do Urbanismo num aspecto, talvez o mais importante, que é o da mentalidade. Da rotina do chumbo ou do processo parado passou-se para o diálogo e para o uso do bom senso. Por exemplo, a propósito de um processo, telefonou-me(!) um técnico para o meu escritório a solicitar um elemento em falta e que nem precisava de requerimento bastando entregar ao seu cuidado no balcão de entrada. Isto é ou não bom senso? Normalmente, havia indeferimento, vai a assinar não sei a quantos técnicos, directores, depois envia postal, os correios atrasam-se e com isto se passam meses e meses.
A propósito de dizer bem ou mal, caro Rui Cunha, todos nós estaríamos aqui radiantes se tudo fosse bom nesta Câmara e respectivo presidente. O facto é que tem sido tanta coisa má que infelizmente se sobrepõe ao pouco que de bom se vai fazendo. É sintomático que, sempre se discute esta questão, o argumento do bom que se apresenta é sempre o mesmo, os Bairros Sociais, sem menosprezo para este problema. É que quem gosta desta cidade exige mais, muito mais desta Câmara e a prova é este blog, onde também se valoriza o que se faz bem, mas, infelizmente, é bastante mais apontado o que de mau se faz e, principalmente, o que muito mais haveria a fazer. Infelizmente.
Cumprimentos,
Pedro Santos Lessa.
pedrolessa@a2mais.com
P.S. - Esta notícia não merece referência no site da Câmara, caro Tiago, é mais importante para a cidade a notícia de mais uma condenação.