De: Alexandre Burmester - "Trajectos dos STCP - 2"
Dias atrás referi-me às alterações das linhas dos STCP, que devendo ser alteradas suspeitava sobre a forma de decisão e o seu resultado. Hoje recebi com o jornal um destacável com os novos trajectos. Não querendo ser muito extenso nesta participação, destacarei apenas 2 exemplos bem ilustrativos do “nó” que não se desenrola na cabeça dos STCP.
O trajecto do autocarro ZH é um verdadeiro exemplo da brilhante combinação dos STCP com a lógica da divisão de trânsito da Câmara. Nem sequer é fácil de decifrar.
O trajecto que se segue “504” que se intitula de Boavista – Norte Shopping, e que se resumiria a uma linha recta entre os dois pontos, passa pelo bairro de António Cardoso, Campo Alegre, Pasteleira, Garcia de Orta, Viso, Circunvalação…. Será uma tentativa de mudar o velho 78? Ou será para enganar alguém de fora?
Muitas mais linhas existem com interessantes particularidades, como por exemplo Hospital de S. João – ZOO, (não percebi se a ideia é levar os doentes a passear, ou os animais ao Hospital).
Gostaria é de uma vez mais chamar a atenção para a importância dos Fluxos que se introduzem nos espaços urbanos, porque são orientadores e condicionantes do seu desenvolvimento. Parece-me é que, mais uma vez, decisões como estas, além de não serem colocadas à Discussão Pública, continuam também a não passar por nenhuma das entidades de planeamento das várias Câmaras e se calhar nem pela CCDRN.
Alexandre Burmester