De: Carlos Romão - "Obras filhas e enteadas"

Submetido por taf em Domingo, 2006-12-03 23:57

Caro Tiago

Respondendo tardiamente ao seu apelo aos leitores passivos, nos quais me incluo, envio-lhe um post que acabei de publicar n'A Outra Face da Cidade Surpreendente.

Saudações
Carlos Romão

................

Obras filhas e enteadas

Com o regresso das iluminações de Natal é agora mais notório, à noite, o estado de abandono da Cordoaria. Em frente à Cadeia da Relação, dos 18 projectores instalados para iluminação do local apenas dois estão acesos, criando um ambiente hostil, de sombras, que os menos afoitos se recusam a atravessar.

Cordoaria

Cordoaria

Cordoaria

Quanto ao Jardim da Cordoaria, como se não bastasse o infeliz projecto de Camilo Cortesão e Mercês Vieira, está, como é sabido, votado ao abandono há cinco anos. Como me dizia alguém, uma situação destas seria impensável nos municípios de Gaia e de Matosinhos, preocupados que estão em bem tratar os seus espaços monumentais.

Os dois locais, que em tudo contradizem o slogan da SRU, Bem-vindo à Baixa, retratam a desequilibrada administração da Câmara do Porto, para quem há obras filhas – a Praça de Carlos Alberto e os Aliados – e outras enteadas – todas as que foram promovidas pela Sociedade Porto 2001.

--
Nota de TAF: O Carlos não é um leitor passivo. Pelo contrário, é um cidadão com actividade exemplar n'A Cidade Surpreendente e n'A Outra Face. :-)