De: JA Rio Fernandes - "Jornadas de Reabilitação"

Submetido por taf em Sexta, 2006-12-01 00:29

Relativamente às jornadas, por certo que não falta gente com ideias e possibilidades de participar no debate.

Falta todavia alguém assumir a liderança da iniciativa: já propus em correio pessoal que o fizesse o Tiago Azevedo Fernandes (que diz que está metido em coisas a mais!). Outra boa possibilidade, numa solução muito lusitana, é assumir a responsabilidade o primeiro que falou disso (que confesso não saber quem foi).

Seja como for, é preciso definir um dia, um local, um modelo e um objectivo. Avanço sugestões:

Dia – uma tarde de sábado (16 de Dezembro?)

LocalESAP (perfeito: tem um bom auditório com entrada pela Rua de Belomonte e talvez seja possível envolver alguns docentes e os alunos, especialmente os de Arquitectura)

Modelo – uma possibilidade (bastante tradicional, mas que funciona bem) é criar dois painéis de 4/5 pessoas para intervenções de 10 minutos cada, seguindo-se debate. Talvez valha a pena trazer exemplos: Santiago de Compostela / Guimarães / CRUARB / Porto (SRU) … (6x10 minutos + 50 minutos de debate) e abrir uma mesa-redonda com moderação de um jornalista para debate público entre geógrafo, arquitecto, engenheiro de mobilidade, promotor imobiliário, gestor de SRU, vereador da CMP, vereador da CMG, mais um ou dois participantes do blog… (60 minutos de debate entre si + 60 minutos de debate aberto a todos os presentes).

Objectivo – contribuir para a reabilitação e revitalização da cidade histórica. Por isso, todas as intervenções deveriam centrar-se em propostas/soluções/acções de intervenção no centro histórico de Porto e Gaia e na Baixa do Porto.

Naturalmente estas sugestões valem o que valem: há muitas mais possibilidades de data e local, modelo, participantes e objectivos. Pretende-se apenas ajudar o(s) organizador(es).

Rio Fernandes
--
Nota de TAF: De facto estou mesmo cheio de trabalho (só o blog são umas horas por dia!) e tenho que tratar da minha subsistência... Darei todo o apoio que puder mas haverá de certeza quem tenha mais disponibilidade e preparação do que eu para liderar a iniciativa. O blog está à disposição para ajudar a organizar e divulgar as Jornadas, como é evidente. Já agora, o autor da sugestão foi o Francisco.