De: Bruno Ribeiro - "Uma questão de estratégia, ou da falta dela"
Ainda a respeito do "European Cities Monitor", os contrastes entre a nossa cidade e algumas das que se classificam nos 30 primeiros postos são de tal forma evidentes que pondero sobre a possibilidade de um dia aí surgirmos. Evitando uma análise exaustiva e centrando-me apenas em aspectos de comunicação da cidade, resolvi empreender uma comparação simples entre a cidade do Porto e Dublin (12ª no ranking) no que a websites da cidade (6º veículo de informação privilegiado) diz respeito. Para tal bastou-me fazer uma pesquisa no Google pelo nome de cada uma das cidades e comparar a posição em que a página oficial de turismo surgia.
Sem surpresas a visitdublin.com surge imediatamente como a primeira escolha para os internautas. No caso portuense o mesmo, infelizmente, não sucede. Se efectuarmos a pesquisa pela palavra "Porto" o site portoturismo.pt é apenas a 6ª saída e sob o auspicioso título de "New Document"! Para ser mais justo, repeti a pesquisa utilizando "Oporto" como referência, e aqui a mesma página surge na quarta posição mas com o nome "O Destino Porto", o que para quem não domine pode ser um potencial problema, mesmo tendo em conta que a explicação do site está bem realizada.
Quanto aos sites em si a cidade de Dublin sai a ganhar por goleada! Layout simples e atractivo tem toda a informação que alguém interessado pela cidade possa requerer - e aqui abandono um pouco a lógica empresarial para me centrar no turista individual. Já no caso do site de promoção da cidade do Porto, tudo me leva a crer que o intuito de quem o idealizou é precisamente o oposto. Para além de esteticamente ser pouco atractivo - e num meio sobretudo visual esse é um handicap difícil de superar - é sobretudo pouco funcional.
Resolvi, para terminar este exercício comparativo, colocar-me na pele de tal turista e procurar informação sobre alojamento em cada uma das cidades. No caso do Porto tinha à minha disposição uma lista dos Hóteis da cidade com respectivo endereço e ligação web; para Dublin já me era disponibilizada uma pesquisa mais refinada por área de localização do Hotel - o que para quem não conhece a cidade é extremamente útil - e, seleccionando o Hotel da preferência, era-me dada na hora a possibilidade de reservar quarto, bem como fornecidas outras alternativas num site associado. Mais interessante ainda a opção "Last Minute Booking" permite pesquisar alojamento em situações mais apertadas em termos temporais.
Esta análise comparativa poderia continuar sob aspectos como o que visitar, o que fazer, eventos culturais... tudo em favor de Dublin face ao Porto. Sendo a Internet cada vez mais um dos veículos de recolha de informação mais relevantes para a escolha do destino turístico, é preocupante constatar que, uma vez mais, o Porto nada faz para melhorar a sua imagem e para atrair turismo.
Cumprimentos,
Bruno Ribeiro
--
Nota de TAF: Experimentem ver o portoturismo.pt com o Firefox... :-( Isto explica o problema.