De: TAF - "A minha experiência com a Banca"
Como complemento do que a Cristina escreveu e do meu post anterior devo acrescentar que contactei para este projecto todos os bancos com balcão ou escritório em Portugal. A esmagadora maioria não respondeu ao meu primeiro contacto escrito. Após insistência (telefonemas), uma minoria mostrou-se receptiva a analisar o caso. Dos restantes, cerca de metade aconselhou-me a desistir ou procurar alternativas, a outra metade nunca chegou a dar qualquer resposta.
Daqueles bancos a quem entreguei o plano de negócios completo, só a Caixa Central de Crédito Agrícola (em Júlio Dinis) deu uma resposta que considero realmente competente e profissional, apesar de ter sido negativa (este tipo de negócios com reduzido capital próprio - semelhante a "project finance" de pequena dimensão - não faz parte do perfil de actuação do banco).
No BPI (balcão da Constituição) o atendimento foi correcto, mas houve alguma demora e também me foi recusado o financiamento para este modelo de negócio. No Millennium BCP (Ramada Alta, Praça da Liberdade e serviços centrais), onde sou cliente há 20 anos com uma história bancária irrepreensível, foi a desgraça que já é habitual... Nos restantes houve grandes atrasos e/ou estudo insuficiente do dossier. Por exemplo, o Santander (Avenida dos Aliados) está há quase dois meses para me dizer qualquer coisa - não tive absolutamente nenhum feedback, apesar da minha insistência regular e da promessa sistemática de me telefonarem em breve.
A Caixa Geral de Depósitos (Avenida dos Aliados), como já contei, disse-me que sim mas está a demorar a formalização.